Folha de S. Paulo


Tema da redação do Enem é violência contra a mulher

O Ministério da Educação (MEC) divulgou no início da tarde o tema da redação do Enem deste ano: "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira".

"É um tema previsível", afirmou a professora de redação Maria Aparecida Custódio, do Colégio Objetivo. "Todo ano trabalhamos com esse tema. E neste ano, no primeiro semestre, a presidente Dilma sancionou a Lei do Feminicídio, que gerou um debate sobre a importância de se criar mecanismos para inibir a violência contra a mulher."

Para a professora, os estudantes não devem ter dificuldade para escrever sobre o tema, pois trata-se de uma questão social abordada com frequência na mídia.

O candidato deverá, em até 30 linhas, discorrer sobre o assunto tendo como base alguns textos de apoio.

São 5h30 de prova, que começam a contar a partir de 13h30 deste domingo (horário de Brasília). Além da redação, há 90 questões sobre linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.

PREOCUPADOS

O tema da redação era a principal preocupação dos estudantes antes da abertura dos portões. Não à toa, já que fugir do tema ou da estrutura do texto dissertativo-argumentativo pode anular a redação. Também ganham nota zero os estudantes que escreverem sete linhas ou menos ou que defendam ideias que desrespeitem os direitos humanos.

Por fim, também é eliminado da redação quem propositadamente incluir no texto trechos desconectados do assunto da questão -em 2012, cerca de 300 provas foram desclassificadas por isso. Uma delas trazia uma receita de miojo, outra, o hino de um time de futebol.

No sábado, mais de 25% dos inscritos não compareceram para as provas de ciências humanas e ciências da natureza. Na opinião dos professores, a prova foi bem elaborada e mais difícil que as de edições anteriores.

A nota da avaliação é usada total ou parcialmente por 128 instituições públicas nos seus processos de seleção e é um dos critérios para a obtenção de financiamento em faculdades privadas pelo Fies (programa federal).

NOTA

Quem quiser saber a nota obtida logo após o exame pode utilizar o aplicativo Quero a Minha Nota, lançado pela Folha em parceria com a empresa de tecnologia educacional TunEduc.

Baixe o aplicativo Quero a minha Nota! para Android

Raio-X do Enem
p(division). -


Endereço da página:

Links no texto: