Folha de S. Paulo


Estudantes traçam estratégias para conseguir bons resultados no Enem

Zanone Fraissat/Folhapress
SAO PAULO/SP BRASIL. 22/10/2015 - Alunos do Curso Etapa fazem preparativos para o Enem.(foto: Zanone Fraissat/FOLHAPRESS, COTIDIANO)***EXCLUSIVO***
Caio do Nascimento, João Lucas da Silva, Victória Vallespin e Bryan Kilinski dão dicas para Enem

Às vésperas da prova que vale vaga na maior parte das universidades públicas do país, os estudantes que vão prestar o Enem neste final de semana aproveitam os últimos momentos para traçar estratégias a fim de se saírem bem antes, durante e depois do exame.

Para o vestibulando Caio do Nascimento, 18, que usará o Enem para tentar ingressar na UFMG (federal de Minas), é necessário descansar nesta reta final. "É uma prova de resistência, precisa estar relaxado. Vai praticar um exercício físico, ouvir música, porque você já fez o que tinha que fazer."

A opinião é respaldada por especialistas em educação, como o coordenador do pré-vestibular Etapa, Marcelo Carvalho. "Não faz mal dar uma revisada leve, mas é importante ficar calmo, dormir com qualidade, porque é uma prova muito longa, e isso interfere na hora do exame."

Como as provas começam logo após o almoço –os portões fecham às 13h de Brasília–, Carvalho alerta para a alimentação. "Procure almoçar mais cedo, antes das 11h30, fazer uma refeição leve e chegar no local da prova com bastante antecedência."

Raio-X do Enem

NO EXAME

Chega o momento da prova e é preciso manter a calma, diz João Lucas da Silva, 18, que quer estudar relações internacionais. "Se ficar nervoso, pode dar um branco e esquecer tudo, a pior coisa que pode acontecer. Leia o enunciado da pergunta com atenção, lá tem muito do que você precisa."

A dica de Victória Vallespin, 18, que quer cursar letras, é se concentrar. "Tem que prestar atenção em si mesmo, não pode perder o foco pensando se a pessoa do lado está indo melhor."

A estratégia traçada pelo vestibulando de direito Bryan Kilinski, 18, é fazer as provas com que tem mais afinidade antes - no caso dele, ciências humanas e linguagens. "Veja quem é o autor do texto da questão, porque ajuda se você conhecê-lo."

Nas provas de matemática e de ciências da natureza, Carvalho sugere que os estudantes anotem números e outros dados enquanto lê o enunciado da questão, para não se perder depois em perguntas longas

A redação não é motivo para se apavorar, diz a educadora Andrea Ramal. Para ela, mais importante do que ser um grande entendedor do tema proposto, o candidato precisa dominar a estrutura, com introdução, desenvolvimento e conclusão.

Ramal sugere que o estudante faça um rascunho da dissertação assim que receber a prova, e desenvolva-a melhor no final. "Assim, ele lê com distanciamento e pode identificar melhor possíveis erros."

O gabarito oficial será divulgado até a próxima quarta-feira (28) e ainda não há data para a liberação dos resultados oficiais –embora costumem sair em janeiro.

Para segurar a ansiedade nesses dois meses de dúvidas entre a realização da prova e o exame, o psicólogo Luiz Ricardo Gonzaga recomenda que os estudantes procurem hobbies e outras atividades que ocupem o tempo.

"Não vai ter nada que os vestibulando possam fazer para mudar o resultado, só esperar. Então é interessante que eles se recompensem, porque o pior já passou."


Endereço da página:

Links no texto: