Folha de S. Paulo


Econofísica leva conceitos da física para o mercado financeiro

Há cinco anos, não se sabia o que eram tablets. Em 2007, o iPhone revolucionou o mercado dos smartphones. E, antes de 2004, todos viviam sem Facebook.

O mundo passa por mudanças significativas e rápidas e os segmentos profissionais se transformam no mesmo ritmo. Novas áreas são criadas e há carreiras que surgem como uma espécie de versão atualizada de profissões tradicionais. Essas áreas podem ser uma oportunidade do jovem se destacar no mercado de trabalho.

A Folha ouviu recrutadores, professores universitários e profissionais para destacar características destas profissões como perfil desejado pelas empresas, salário inicial e onde há vagas, que servem de indicação para ajudar na escolha ou na evolução da carreira.

Confira as características da Física e da Econofísica:

FÍSICA

ONDE ESTUDAR USP CESVASF (Centro de Ensino Superior do Vale São Francisco), CEFET/RJ (Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca), UNIANDRADE (Centro Universitário Campos de Andrade)

DURAÇÃO DO CURSO 4 ANOS

O QUE FAZ Pode lecionar em em escolas e cursinhos, pesquisar e trabalhar em hospitais e na indústria.

SALÁRIO INICIAL R$ 2,5 mil

PERFIL DESEJADO PELAS EMPRESAS Espera-se de um profissional de física que ele seja curioso, que goste de pesquisar e que seja organizado e disciplinado

ONDE HÁ VAGAS Lecionar e pesquisar ainda são os caminhos mais naturais. Além disso, também é possível trabalhar em hospitais e na indústria, como na área automobilística e aeronáutica. Atualmente, vem crescendo a procura por físicos em empresas petrolíferas, de transportes, computacionais e médicas

VISÃO DE QUEM FAZ
"A física dá uma base muito sólida de conhecimento de ciências exatas e proporciona atuação em vários campos. A transição para fora do meio acadêmico ainda é um pouco complicada, pois o físico ainda é visto como alguém muito teórico. Acredito, no entanto, que essa tendência possa mudar"

Pedro Paulo Miranda, 21, estudante na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul)

*

ECONOFÍSICA

ONDE ESTUDAR USP CESVASF (Centro de Ensino Superior do Vale São Francisco), CEFET/RJ (Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca), UNIANDRADE (Centro Universitário Campos de Andrade) - Ainda não existem no Brasil especializações e graduações em econofísica. Especialistas consultados apontam que o aprofundamento é feito por meio de pesquisa, prática e aplicação dos conceitos teóricos nas instituições financeiras

DURAÇÃO DO CURSO 4 ANOS

O QUE FAZ Aplica as teorias do campo da física para prever e amenizar riscos no mercado financeiro

SALÁRIO INICIAL R$ 5 mil

PERFIL DESEJADO PELAS EMPRESAS Além das expectativas quanto às habilidades inerentes aos profissionais da física, espera-se que o econofísico saiba se comunicar com clareza e conviver no ambiente corporativo

ONDE HÁ VAGAS Empresas do mercado financeiro, como bancos, corretoras e fundos de investimento

VISÃO DE QUEM FAZ
"O econofísico em uma empresa é o profissional que domina os cálculos mais sofisticados e sabe transportá-los para o mercado financeiro. Precisa, assim estar familiarizado com sua área de estudo, mas também com a realidade econômica do mercado em que estiver atuando"

Leonidas Sandoval Junior, 49, físico, pesquisador em econofísica, e professor de matemática da graduação do Insper


Endereço da página: