Folha de S. Paulo


Análise

Currículo nacional comum tem apoio, mas resultados são incertos

Há poucas dúvidas hoje no meio educacional de que o currículo nacional seja importante para melhorar o ensino. Isso não quer dizer que a medida terá sucesso automático, dada a divergência de opiniões de como implementá-la e a quantidade de caminhos que ela pode tomar.

Sinal da convergência é que na campanha presidencial do ano passado os três principais candidatos (Dilma, Aécio e Marina) defenderam a base nacional comum.

Sinal da dificuldade de implementação é que o currículo nacional está previsto desde a Constituição de 1988. Até hoje não houve consenso mínimo de como aplicá-lo.

Países que adotaram uma base nacional comum entenderam que ela deixa claro para as escolas e para as famílias o que os estudantes devem saber, no mínimo.

Quem consegue no Brasil responder se o aluno está aprendendo o adequado, seja na rede pública ou particular? O vestibular ou o Enem podem ser uma medida, mas aí é medição de estrago já feito, ao final da etapa básica.

A Austrália, que adotou base nacional em 2009, criou sistema on-line em que é possível saber, estudante por estudante, quem está com conhecimento dentro do esperado. Com base no currículo.

Para os que não chegaram ao mínimo, o sistema sugere ao professor como ajudá-lo.

O Reino Unido tem currículo nacional desde 1988. No início dos anos 2010, o país entendeu que deveria melhorar o desempenho dos alunos.

O currículo foi a base para a reforma. Especialistas foram aos documentos de sistemas de destaque no Pisa (avaliação internacional) para ver o que faltava. Pesquisaram, por exemplo, Cingapura e Finlândia. E viram que o conteúdo de matemática era "menos desafiador" do que nos concorrentes.

Tanto na Austrália quanto no Reino Unido, os currículos também norteiam a formação dos professores que atuam na educação básica.

No Brasil, uma das principais reclamações de gestores públicos é a distância entre o que os docentes aprendem na faculdade e o que deve ser ensinado nas salas de aula.

Apesar das vantagens que um currículo nacional possa trazer, a adoção de parâmetro único para um país não é fácil em nenhum lugar.

Infográfico: Currículo Nacional da Educação Básica

DIFICULDADES

Na Austrália, a discussão durou 20 anos. Nos EUA, apenas no fim de 2013 entrou em vigor uma base nacional.

O desafio é sempre encontrar mínimo de consenso para pontos como: é preciso listar todos os conteúdos que os alunos devem aprender? Ou apenas os principais e o restante fica para definição das próprias escolas? Quais conteúdos são essenciais?

Uma das principais resistências para o currículo vem das faculdades de educação, que entendem que o professor perderá autonomia.

Esses são dilemas que o Ministério da Educação terá de enfrentar. "O apresentado hoje é um bom início de conversa. Mas o caminho é longo. Se as redes e os professores não se apropriarem da ideia, não haverá impacto", disse Cleuza Repulho, do Movimento pela Base Nacional Comum.

-

ARGUMENTOS DO CURRÍCULO NACIONAL

Prós
> Famílias saberão o que os filhos devem aprender em cada série
> Escolas e redes de ensino terão mais clareza para monta-?gem de seus próprios currículos
> Formação dos professores poderá focar especificamente o que deverá ser ensinado aos alunos

Contras
> Currículo nacional pode ser visto por escolas e redes como o máximo a ser atingido, não o mínimo
> Pode haver pouco espaço para os conteúdos regionais
> Escolas e redes podem boicotar por entenderem que houve perda de autonomia

*

LINHA DO TEMPO

1996
Aprovada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). A regra federal prevê que seja criada uma base nacional comum curricular

2000
Especialistas em educação já classificam como "urgente" a necessidade de uma reforma curricular do ensino médio

2005
Sem a definição da base curricular comum, vão sendo criadas matérias a serem incluídas obrigatoriamente no ensino médio

2010
Conselho Nacional de Educação emite resolução definindo diretrizes curriculares nacionais para a educação básica

2011
Conselho Nacional de Educação detalha, em parecer, as novas diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio

2014
Plano Nacional de Educação, com metas a serem cumpridas em até dez anos, é sancionado pela presidente da República

2015
Dois ministérios (Educação e Assuntos Estratégicos) elaboram, separadamente, propostas para a base curricular


Endereço da página:

Links no texto: