Folha de S. Paulo


Inscrições para o vestibular Fuvest 2016 terminam nesta quarta-feira

As inscrições para o vestibular Fuvest 2016 terminam nesta quarta-feira (9), às 23h59. O processo seletivo oferece 9.688 vagas sendo 9.568 para a USP (Universidade de São Paulo) e 120 ao curso de medicina da Santa Casa de São Paulo.

Além dessas vagas, a USP oferece outras 1.489 pelo sistema Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Esta é a primeira vez que a instituição adere ao programa. Entre os cursos da universidade que não aderiram ao Sisu estão medicina, engenharia e administração.

Também de forma inédita, a universidade selecionará 225 cotistas pretos, pardos ou indígenas. Tanto a decisão de aderir ao Sisu, quanto de abrir vagas para cotistas foram tomadas individualmente em cada unidade da instituição. No total, 35 unidades de ensino e pesquisa da USP aderiram às inovações.

O vestibular abre vagas para 249 cursos de graduação em oito campi no Estado.

PRIMEIRA FASE

A primeira fase, que ocorre nos dia 29 de novembro, terá aplicação de provas em 32 municípios.

O exame será iniciado às 13h e terá duração de cinco horas. A prova conterá 90 questões objetivas de português, história, geografia, matemática, física, química, biologia, além de questões interdisciplinares.

Para se inscrever, o candidato deverá utilizar o seu próprio número do CPF e o do RG. O valor da taxa para participar das provas é de R$ 145 e poderá ser paga em bancos ou pela internet até quinta-feira (10), desde que o candidato use o boleto gerado até o último dia da inscrição.

Após esse processo, o candidato receberá um número de inscrição que poderá ser consultado no site da Fuvest, a partir do dia 25 de setembro, para saber os locais onde fará as provas da primeira e segunda fases.

Os candidatos com deficiência poderão enviar documentação solicitada pela universidade, pelo correio, até sexta-feira (11). A análise dos comprovantes enviados por esses candidatos será feita, por e-mail, até o dia 23 de novembro –data em que a instituição divulgará os locais de prova da primeira fase.

SEGUNDA FASE

A segunda fase deve acontecer nos dias 10 e 12 de janeiro de 2016.

A lista de convocados para essa etapa sai no dia 21 de dezembro, bem como os locais de prova. A Fuvest manteve a lista de nove livros indicados também nos vestibulares de 2014 e 2015. A primeira chamada será feita no dia 02 de fevereiro de 2016.

Segundo a USP, o vestibular do ano passado teve 141.888 inscrições.

Mais informações podem ser encontradas no manual do candidato.


Endereço da página:

Links no texto: