Folha de S. Paulo


Conheça os convidados do seminário internacional de gestão escolar

Veja abaixo quem são os palestrantes e debatedores do fórum internacional que discute a gestão do ensino público, promovido pelo Instituto Unibanco e correalizado pela Folha.

O seminário acontece nos dias 2 e 3 de setembro, em São Paulo. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site www.seminariogestaoescolar.org.br.

*

Divulgação

Anthony Mcnamara

Representante do NCTL (National College for Teaching and Leadership), do Reino Unido. Durante 18 anos foi diretor de escola, sendo diversas vezes reconhecido pela eficácia da sua liderança e pelos resultados obtidos pelos estudantes. Possui profundo conhecimento da educação brasileira.

-

Divulgação

Barry Mcgaw

Foi presidente do Conselho de Administração da Acara (Australian Curriculum, Assessment and Reporting Authority) de 2009 a 2015. Exerceu papel primordial na implantação do currículo nacional australiano. Também foi diretor de Educação da OCDE (Organização para a Cooperação Econômica e Desenvolvimento).

-

Divulgação

Claudia Costin

Diretora global de Educação do Banco Mundial. Foi secretária municipal de Educação do Rio de Janeiro, vice-presidente executiva da Fundação Victor Civita e secretária de Estado da Cultura de São Paulo. Tem experiência internacional também como professora convidada da Universidade de Quebec.

-

Divulgação

Francisco Soares

Presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Doutor em estatística pela Universidade de Wisconsin-Madison e pós-doutor em educação pela Universidade de Michigan. É professor titular aposentado da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

-

Divulgação

Júlio Cesar da Costa Alexandre

Secretário municipal de Educação de Sobral (CE). É mestre em educação pela Universidade Federal do Ceará e especialista em gestão escolar pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. É professor efetivo da Universidade Estadual Vale do Acaraú.

-

Divulgação

Lucia Couto

Gerente de desenvolvimento e conteúdo do Instituto Unibanco. Foi secretária de Educação da Prefeitura de Diadema (Grande SP) e membro da diretoria da Undime-SP (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação). Exerceu a função de coordenadora geral de ensino fundamental do MEC (Ministério da Educação). Pedagoga pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) e mestre pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) na linha de pesquisa educação e currículo.

-

Divulgação

Manuel Palácios

Secretário de educação básica do MEC. Doutor em sociologia, é professor da Faculdade de Educação da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora). Entre suas linhas de pesquisa estão avaliação e medidas educacionais e desigualdade de oportunidades educacionais.

-

Divulgação

Mary Jean Gallagher

Vice-ministra da Educação da província de Ontário, Canadá. Ao longo dos últimos cinco anos, também tem colaborado com desenvolvimento de programas educacionais de países como Dinamarca, África do Sul, Peru e Bahamas. Foi presidente do Conselho de Administração da Educação de Ontário de 2006 a 2007.

-

Divulgação

Maurício Holanda

Secretário de Educação do Ceará. É doutor em políticas públicas da educação pela UFC (Universidade Federal do Ceará). Foi secretário municipal de Educação do município de Sobral e professor da UFC (Universidades Federal do Ceará) e da UVA (Universidade do Vale do Acaraú).

-

Divulgação

Michael Wilshaw

Chefe de inspeções do Ofsted (Office for Standards in Education). Foi professor por 43 anos, 26 deles atuando como diretor em escolas secundárias de Londres.

-

Divulgação

Mirela de Carvalho

Gerente de Gestão do Conhecimento do Instituto Unibanco. Foi gerente de projetos no Instituto Ayrton Senna e assessora especial do secretário Wilson Risolia na Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Foi também pesquisadora no Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e no Iets (Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade). É doutora em sociologia pelo Iuperj (Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro) e graduada em economia pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

-

Adriano Vizoni/Folhapress

Pedro Malan

Vice-presidente do Conselho de Administração do Instituto Unibanco, é também presidente do Conselho Consultivo Internacional do Itaú Unibanco. Foi ministro da Fazenda (1995 a 2003), presidente do Conselho de Administração do Unibanco, presidente do Banco Central do Brasil, consultor especial e negociador-chefe para Assuntos da Dívida Externa no Ministério da Fazenda, diretor-executivo do Banco Mundial, diretor-executivo do Banco Interamericano de Desenvolvimento, diretor do Centro de Empresas Transnacionais da ONU (Organização das Nações Unidas), diretor do Departamento de Economia Internacional e Assuntos Sociais da ONU. Engenheiro, possui Ph. D. em Economia pela Universidade de Berkeley.

-

Divulgação

Raquel Teixeira

Secretária de Estado da Educação de Goiás. Doutora em linguística pela Universidade da Califórnia, EUA. Possui pós-doutorado em língua e cultura pela Escola de Altos Estudos de Paris. Foi deputada federal por dois mandatos (de 2003 a 2006 e de 2007 a 2010).

-

Sérgio Lima/Folhapress

Renato Janine Ribeiro

Ministro da Educação do Brasil. É professor titular de ética e filosofia política na USP (Universidade de São Paulo), na qual se doutorou após defender mestrado na Sorbonne. Tem se dedicado à análise de temas como o caráter teatral da representação política, a ideia de revolução, a democracia, entre outros.

-

Divulgação

Ricardo Henriques

Economista, é superintendente-executivo do Instituto Unibanco. No governo federal foi secretário nacional de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, do Ministério da Educação e secretário-executivo do Ministério de Desenvolvimento Social. No Rio de Janeiro foi secretário estadual de Assistência Social e Direitos Humanos e presidente do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos.

-

Sergio Lima/Folhapress

Ricardo Paes de Barros

É professor titular da cátedra Instituto Ayrton Senna no Insper e coordenador do Núcleo de Ciência pela Educação no CPP (Centro de Políticas Públicas). Integrou o Ipea por mais de 30 anos. Foi subsecretário de Ações Estratégicas da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (2011 a 2015). É doutor em economia pela Universidade de Chicago e possui pós-doutorado pelo Centro de Pesquisa em Economia da Universidade de Chicago e pelo Centro de Crescimento Econômico da Universidade de Yale.

-

Marcelo Justo/Folhapress

Vinicius Mota

Secretário de Redação (coordenador das edições), escreve às segundas-feiras na coluna São Paulo, na página A-2 da Folha. Formado em Ciências Sociais (Unicamp), com mestrado em Sociologia (USP). Trabalha no jornal desde 1998, onde já exerceu os cargos de editorialista, editor de Opinião e editor de Mundo.


Endereço da página: