Folha de S. Paulo


Opinião contra:

'PM mantém ordem por meio de repressão'

Militarizar colégios é transformar a educação em caso de polícia para Carmen Moraes, professora livre-docente da Faculdade de Educação da USP. Ela classifica a estratégia como um equívoco.

*

Folha - A militarização é saída para áreas violentas?
Carmen Moraes - Militarizar é declarar a impotência da gestão educacional democrática. A PM é uma instituição criada pela ditadura para manter a ordem pela repressão. Sua organização e sua dinâmica são autoritárias.

Segundo a PM, os resultados têm sido positivos.
Há modos menos maniqueístas de se entender o processo educacional. De um lado "bagunça"; de outro, "ordem". Ele é dialógico. Colégio de aplicação da federal de GO, que já tinha bons resultados, foi militarizado. Ideb e Enem não são principais critérios de avaliação. A PM, aliás, não tem sequer dado conta da segurança pública.

Tem sido pedido de pais.
Esse apelo acompanha quadro atual da sociedade brasileira, de grande retrocesso político, marcado pela investida contra direitos sociais e pelo recrudescimento da discriminação.

Quais as consequências do modelo para o aluno?
É erro político, pedagógico e social. Aos pobres cabe "disciplinarização" pela força. Na escolarização autoritária, elaboração crítica é reduzida. No processo educacional sempre pode haver resistência.


Endereço da página:

Links no texto: