Folha de S. Paulo


Enem da pior escola rica é quase igual ao da melhor pobre

A nota no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2014 da pior escola entre as mais ricas é praticamente igual à da escola com melhor média entre as mais pobres.

O desempenho das escolas no exame de 2014 foi divulgado nesta quarta-feira (5) pelo Ministério da Educação.

Para calcular a média dos colégios, a Folha considerou as quatro provas objetivas do Enem –linguagem, matemática, ciências humanas e da natureza.

O colégio particular Rui Barbosa, de Jandira, na Grande São Paulo, teve a menor nota entre as escolas com nível socioeconômico "muito alto": 484,1.

Clique na infografia: Nível socioeconômico no Enem 2014

Esse indicador socioeconômico, distribuído em sete níveis, é apurado com base em questionário respondido pelos alunos e que considera itens como escolaridade dos pais, posse de bens e renda familiar.

O desempenho dessa escola paulista é apenas 1% superior ao da escola estadual Professora Odília de Sousa, que fica na zona rural de Minas Novas, em MG (a 500 km de Belo Horizonte).

Melhor entre as mais pobres, a escola mineira teve média de 477,9 no Enem. Outros indicadores também destacam essa escola no grupo das mais pobres.

O índice de formação adequada de seu corpo docente –professores com formação específica na disciplina que lecionam– é de 62%, enquanto nas outras escolas pobres a média é de 41%.

Apenas 2,4% de seus alunos foram reprovados no ano passado –nas demais do mesmo grupo, o índice foi de 5,9%.

Já os indicadores do colégio Rui Barbosa são de 54% (formação adequada dos professores, ante média de 67% no grupo das demais escolas ricas) e 1,4% (taxa de reprovação, ante 5,2% em seu grupo).

Clique na infografia: Desempenho Enem 2014

IMPACTO

O governo afirma que o contexto social dos estudantes "tem impacto direto sobre o desempenho escolar".

"Os dados mostram que quanto mais alto o nível socioeconômico, melhores são as notas em todas as áreas de conhecimento avaliadas", diz o Inep, órgão do MEC responsável pelo Enem.

Na elite do exame (10% com maiores notas), todas as escolas ficam do nível socioeconômico "médio" para cima. A maioria (75%) é classificada no estrato "muito alto".

Na outra ponta da prova (10% com menores notas), a situação socioeconômica é mais heterogênea. Há duas escolas de nível "alto" e 53 de nível "muito baixo". A maioria delas, porém, fica no terceiro menor nível da escala, "médio baixo".

Clique na infografia: Desempenho Enem 2014

AVALIAÇÃO

A diretora do colégio Rui Barbosa, Tatiane Moraes, questiona a classificação socioeconômica do Inep. "Nossa escola não é rica, nosso público é humilde. Aqui não tem burguês, filho de empresário", diz.

Ela afirma que a maior parte de seus alunos precisa trabalhar para ajudar a família, "que rala para dar uma melhor educação para os filhos". A mensalidade da escola está na faixa dos R$ 500.

"Fazemos um bom trabalho, os professores são orientados sobre o Enem, aplicam simulados da prova. Temos alunos que passaram na USP, no Mackenzie. O ano passado fomos prejudicados porque poucos alunos fizeram a prova."

Segundo os dados divulgados, a Rui Barbosa teve 16 participantes no Enem de 2014. Em 2013, foram 14 participantes, que tiveram nota média 494,5. O Inep classificava a escola no nível socioeconômico "alto", o segundo maior da escala.

A Secretaria de Educação de Minas, responsável pela escola Professora Odília de Sousa, informou que ainda "está analisando os dados do Enem para se posicionar sobre os resultados das escolas estaduais".


Endereço da página:

Links no texto: