Folha de S. Paulo


MEC divulga resultado da 1ª chamada do ProUni; confira

O MEC (Ministério da Educação) divulgou nesta segunda-feira (22) o resultado da primeira chamada do ProUni (Programa Universidade para Todos ) referente ao segundo semestre deste ano. A lista de aprovados pode ser consultada no site do ProUni.

O candidato selecionado deverá comparecer à instituição de ensino para a qual foi pré-selecionado até o dia 29, levando os documentos que comprovam as informações prestadas na ficha de inscrição. Caso perca a data, o candidato será automaticamente excluído do processo.

Entre os documentos a serem apresentados estão a carteira de identidade, o comprovante de residência, o comprovante de rendimento e o de conclusão do ensino médio. A lista completa pode ser conferida na página do ProUni.

No dia 6 de julho será divulgado o resultado da segunda chamada. Aqueles que não forem selecionados poderão se inscrever na lista de espera nos dias 17 e 20 de julho.

Reprodução
Página do ProUni para consultar aprovados do segundo semestre
Página do ProUni para consultar aprovados do segundo semestre

Para este semestre, foram oferecidas 116.004 bolsas em 856 instituições privadas de ensino superior. Dessas, 68.971 são integrais, e 47.033, parciais. Os Estados com maior número de bolsas ofertadas são São Paulo (30.519), Minas Gerais (14.335), e Rio Grande do Sul (8.088). Já os Estados com menor número são: Roraima (165), Acre (396) e Amapá (402). Veja a divisão por Estados aqui.

SELEÇÃO

O ProUni é programa de bolsas para estudantes de baixa renda ingressarem em instituições privadas de ensino superior.

Podem concorrer às bolsas do ProUni, os candidatos que fizeram o Enem 2014 e receberam nota acima de zero na redação. É preciso ainda preencher alguns requisitos como não ter diploma de ensino superior, ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em escola privada, na condição de bolsista.

O estudante precisa ainda ter um determinado limite de renda: pertencer a família cuja renda mensal per capita não exceda 1,5 salário mínimo (R$ 1.182), para bolsas integrais, ou três salários mínimos, para parciais (50%).


Endereço da página:

Links no texto: