Folha de S. Paulo


opinião

Avaliações do MEC podem orientar busca por universidade

Além de escolher a profissão, é necessário pensar na formação. Primeiramente, é preciso definir se será um curso de graduação na modalidade tecnológica, bacharelado ou licenciatura. E, ainda, se será presencial ou à distância.

Os cursos superiores na modalidade tecnológica são de curta duração (dois anos, em média). Objetivam atender demandas mais específicas de uma área de trabalho e possibilitam a entrada no mercado mais rapidamente.

A modalidade de bacharelado é mais ampla e generalista (dura de quatro a seis anos, dependendo da opção). Os cursos de licenciatura formam os professores das disciplinas do sexto ano do ensino fundamental até a terceira série do ensino médio.

Tony D'Agostinho

Escolhido o tipo de curso, é hora de pensar onde estudar. Para descobrir se a instituição oferece um bom serviço pode-se usar as avaliações. A mais ampla é produzida pelo Ministério da Educação (emec.mec.gov.br). Com notas de zero a cinco, analisa a qualidade do curso segundo os especialistas do MEC e o resultado dos alunos na prova do Enade.

O RUF (Ranking Universitário da Folha), é outro recurso a ser utilizado. Este ranking avalia 192 universidades brasileiras e 40 cursos de graduação (de universidades, faculdades e centros universitários) com mais ingressantes no Brasil. O ranking analisa as instituições sobre vários aspectos, como o ponto de vista do mercado de trabalho (potencial de colocação) e da qualidade de ensino e dos professores.

Existem ainda outras avaliações de cursos superiores a serem consultados. Fazendo uma "mix" de todas, você poderá concluir qual será a melhor escola para você e qual a avaliação do curso/faculdade/universidade que você está fazendo ou em que foi aprovado.

Outro item a ser estudado é a ênfase que cada instituição dá a um mesmo curso. A tarefa é difícil, na medida em que o candidato ainda não entende algumas nuances.

Mas dá para se aproximar delas, por exemplo, comparando as grades curriculares na internet.

Após todo o esforço realizado para conhecer os cursos, você terá boas perguntas formuladas e será o momento de conversar com alunos e profissionais da área a respeito da formação.

Se possível, visite as instituições para conhecer a estrutura e o modo de funcionamento de cada uma. Tente saber se ela é procurada por empresas para oferecer estágios, se há possibilidade de fazer iniciação científica e de realizar parte da formação no exterior e se existe algum tipo de auxílio para isso.

Por último, verifique também a simpatia que você tem em relação à faculdade. Afinal, você vai passar alguns anos nela e, claro, é melhor estudar num lugar em que você se sinta bem.

SÍLVIO BOCK, é pedagogo, doutor em educação e diretor do Nace - Orientação Vocacional


Endereço da página:

Links no texto: