Folha de S. Paulo


Piora em exame internacional de educação preocupa governo da Finlândia

Patricia Pereira/Folhapress
Aula na escola Pohjois-Haaga, em Helsinque, onde colégios farão projetos que misturam disciplinas
Aula na escola Pohjois-Haaga, em Helsinque, onde colégios farão projetos que misturam disciplinas

Em quatro das cinco edições realizadas até hoje da principal avaliação mundial de educação, o Pisa, a Finlândia ficou entre os três primeiros lugares. No exame mais recente, de 2012, porém, o país caiu para a 12ª posição.

O Pisa é aplicado a cada três anos e avalia estudantes de 15 anos em matemática, ciências e leitura. O Brasil ocupou o 58º lugar entre os 65 países que fizeram a prova mais recente.

Para a chefe do desenvolvimento curricular do Ministério da Educação do país, Irmeli Halinen, a queda no Pisa é resultado de diversos fatores, entre eles o desenvolvimento dos outros países, mudanças culturais na Finlândia, que tem se tornado uma sociedade menos homogênea, e cortes de verba.

Ela admite que o resultado preocupou, mas diz que não foi o motivo para a alteração no currículo.

MODELO

A Finlândia recebe a atenção de educadores de todo o mundo por apresentar um sistema educacional que dá mais autonomia ao professor e dá pouca ênfase a provas.

As escolas do país são gratuitas. Mesmo as particulares, que somam 2%, são subsidiadas pelo governo e não têm autorização para cobrar mensalidade dos alunos.


Endereço da página: