Folha de S. Paulo


Mãe 'separada' da irmã é contra divisão de gêmeos por sala

Karime Xavier/Folhapress
Luana Bergaro, com os filhos Pedro e Rafaela, 3; ela afirma ter passado pela experiência com sua irmã aos dois anos
Luana Bergaro, com os filhos gêmeos Pedro e Rafaela, 3, que estudam na mesma turma na escola

A agente de viagens Luana Revesz Bergaro, 39, foi separada da irmã no início da vida escolar, aos dois anos, porque ambas não desenvolviam a fala e brincavam só entre elas.

"As professoras diziam que estávamos desenvolvendo uma linguagem nossa. Depois de separadas, falamos rapidamente e fizemos outras amizades", afirma Luana, que é muito apegada à irmã.

Mãe de um casal de gêmeos de 3 anos, Luana diz que só é a favor de separação de irmãos do mesmo sexo. Por experiência própria, diz acreditar que é confortável saber que o irmão "está ao lado".

Ela não cogita, por enquanto, colocar cada um dos filhos em uma sala, já que desde o quinto mês de vida eles frequentam o mesmo berçário.

Ela diz que a escola criou uma alternativa para eles terem momentos separados durante atividades específicas, sem ficar em salas distintas. "Como são de sexo diferente, têm seus próprios amigos, suas brincadeiras", diz. Mas observa que a filha Rafaela busca comandar o irmão Pedro. "Ela manda e ele obedece. Parece que se sente meio mãe."


Endereço da página:

Links no texto: