Folha de S. Paulo


'MEC dará contribuição ao ajuste fiscal', diz novo titular da pasta

Embora a presidente Dilma Rousseff tenha dito que o corte de verbas na Esplanada não atingirá investimentos prioritários da educação, o novo ministro da área afirmou que a pasta dará sua "contribuição ao ajuste".

O filósofo Renato Janine Ribeiro disse em seu primeiro discurso como ministro, nesta segunda-feira (6), que haverá empenho em preservar o essencial, mas "sacrificando excessos".

Danilo Verpa/Folhapress
O novo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, que tomou posse nesta segunda-feira (6)
O novo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, que tomou posse nesta segunda-feira (6)

Em concorrida cerimônia de transmissão de cargo, o novo titular da pasta destacou que o governo vem aprimorando programas como Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e Pronatec (qualificação técnica e profissional), que tiveram "problemas sanados". "Devemos ter cuidado para que [os problemas] não se repitam", disse. Para ele, o Pronatec permitiu, por exemplo, "uma inclusão social definitiva e sustentável".

MANIFESTAÇÕES

Num discurso de cerca de 25 minutos, o professor da Universidade de São Paulo lembrou as manifestações de junho de 2013, e ponderou que, enquanto "alguns se alarmaram", ele viu no episódio o "despertar de uma consciência pública".

Para ele, "é justa a reclamação", ainda que nem sempre a cobrança seja direcionada aos responsáveis de fato. O novo ministro ainda lembrou a importância, em determinado momento histórico, de partidos como PMDB e PSDB, e ponderou que o PT possui agora uma agenda "mais complexa". "Tanto que não está concluída", argumentou.

Ele fazia referência à ascensão social de brasileiros, e à necessidade de melhorar a qualidade da educação no país. "A saúde dispõe de um alarme, a dor. Mas não há alarme para a ignorância e o desconhecimento. () Quem mais precisa dela [educação], é quem menos sabe disso."

Ribeiro cobrou empenho de União, Estados e municípios e destacou necessidade de maior atenção ao trabalho dos docentes. "Não podemos promover mudanças sem valorização do professor."

SEGUNDO ESCALÃO

Ao encerrar seu discurso, o novo ministro anunciou dois novos secretários –até então, as áreas estavam sem titulares.

Jesualdo Pereira Farias, reitor da UFC (Universidade Federal do Ceará) assume a Secretaria do Ensino Superior, e Paulo Gabriel Nacif, reitor da UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) assume a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão.

O professor da USP assume o MEC no lugar do ex-governador do Ceará Cid Gomes, que deixou o cargo após conturbada sessão na Câmara dos Deputados. O político do Pros foi à Casa prestar esclarecimentos sobre declaração em que afirmou haver "300, 400 deputados" achacadores no Congresso.


Endereço da página:

Links no texto: