Folha de S. Paulo


Fichas sobre estudantes de colégio tradicional de SP vazam na internet

Avener Prado/Folhapress
Colégio Bandeirantes, em SP; fichas sobre estudantes vazaram na internet
Colégio Bandeirantes, em SP; fichas sobre estudantes vazaram na internet

Alunos do colégio Bandeirantes, um dos mais tradicionais de São Paulo, divulgaram em redes sociais o conteúdo de reuniões sigilosas de professores e orientadores ocorridas entre 2007 e 2012.

As atas vazadas contêm informações pessoais de alunos e ex-alunos. Um estudante do último ano do ensino médio, que teria feito um vídeo ensinando a encontrar os dados, foi suspenso por oito dias nesta quarta-feira (18).

Entre as informações divulgadas estão dados familiares e diagnósticos médicos, sobretudo de doenças mentais. Há também comentários dos professores sobre o comportamento e a fama dos alunos.

"Tem olheiras, boca de ódio, tem cara de criança de filme de suspense", informam anotações sobre um estudante da antiga quinta série (atual sexto ano).

"Aluna perdeu a mãe em junho de 2007. É filha adotiva, mas acho que não sabe disso", diz outra passagem.

Segundo alunos ouvidos pela Folha, era possível, durante o final de semana, acessar as informações digitando nomes no mecanismo de busca do site do colégio.

Ex-alunos também afirmaram que conseguiram acessar o sistema interno do colégio utilizando senhas antigas.

A escola apura se houve invasão ou falha técnica do sistema e estuda mover uma ação contra a família do aluno suspenso.

POLÊMICA

Entre os alunos, a divulgação e a suspensão do estudante têm causado polêmica.

"Ele [aluno suspenso] não foi o primeiro nem o único [que vazou], mas virou o bode expiatório", disse uma estudante do terceiro ano.

Segundo outra aluna, também do último ano do ensino médio, os colegas estão organizando uma manifestação para pedir explicações ao colégio sobre a relevância das informações arquivadas e contra a suspensão do aluno.

"Divulgaram uma informação sobre os professores estarem acompanhando o meu peso, de que eu estaria engordando", afirma. "Eu queria protestar", completa a aluna.

Um terceiro estudante, que teve o diagnóstico de TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) vazado, queixou-se de que a escola não havia pedido desculpas. "Foi uma quebra de confiança."

JUSTIÇA

De acordo com o professor de direito civil da USP José Luiz Gavião, tanto famílias quanto o próprio colégio podem acionar a Justiça caso se sintam lesados.

"A princípio, os danos foram causados pelos autores do vazamento, e seus pais são os responsáveis. Se a escola achar que foi vítima, que pode perder credibilidade, poderia entrar com uma ação."

O colégio Bandeirantes fica na Vila Mariana, na zona sul da capital paulista, e teve a quarta melhor avaliação entre as escolas de São Paulo no Enem 2013.

As mensalidades no ensino médio custam cerca de R$ 3.000. A escola tem em sua grade curricular a disciplina de ética e cidadania digital ministrada por uma advogada.

O estudante suspenso não quis se pronunciar.

DIRETORIA

Diretor-presidente do colégio Bandeirantes, Mauro de Salles Aguiar considerou o vazamento "gravíssimo" por "causar prejuízo a alunos, ex-alunos e à própria escola".

O colégio entrará com mandado de segurança pedindo suspensão do vídeo que um estudante fez ensinando a acessar os dados.

A instituição aguarda resultado de investigação para decidir se processará a família do aluno.

"Se houve invasão, aí ele cometeu um crime, e a família será responsável porque ele é menor de idade. Se não houve invasão, ele é responsável do ponto de vista civil pelos danos morais. As alternativas estão abertas. Se serão tomadas, é outra questão", disse.

De acordo com o diretor, as informações sobre os alunos foram tiradas de contexto. Segundo Aguiar, são dados sigilosos informados à equipe docente com autorização dos pais devido à relevância no dia a dia do estudante.

"A escola é vítima. Se houve falha técnica, não foi por querer", disse. "Lamentamos que esse aluno não tenha aprendido nada nos seis anos de curso de ética e cidadania digital que fez no colégio."

A escola tem procurado as famílias dos alunos e ex-alunos envolvidos para prestar esclarecimentos, além de passar em sala pedindo aos estudantes que evitem fazer "bullying" com os colegas.


Endereço da página: