Folha de S. Paulo


Contra mudanças no Fies, alunos protestam e fecham avenida em SP

Um grupo de estudantes da FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas) bloqueou os dois sentidos da avenida Liberdade, na região central, por cerca de duas horas na manhã desta terça-feira (10).

De acordo com informações da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) a interdição era total, das 9h até as 11h, na altura da rua Condessa de São Joaquim.

A manifestação reuniu aproximadamente 40 estudantes e foi pacífica, segundo a Polícia Militar.

Os estudantes protestavam porque não conseguiram retirar a senha para validar o cadastro do Fies (Programa de Financiamento Estudantil) junto à faculdade, que disponibilizou 200 senhas para o atendimento. Esta terça é o último dia para fazer a validação do cadastro.

A estudante Mayara Geovanna, 17, está cursando medicina veterinária na FMU e chegou ao campus Liberdade às 4h da manhã para fazer a validação do Fies. De acordo com sua mãe, Edna Carvalho, essa já é a segunda vez que elas precisam chegar ao local antes do nascer do sol para serem atendidas.

"Viemos de Itapecerica da Serra (região metropolitana de SP) e quase ficamos para o lado de fora. Já passamos uma semana tentando fazer o cadastro no site e agora ainda tem mais essa."

Lourdes Alves Rodrigues, moradora do Capão Redondo (zona sul), também passou a madrugada esperando o atendimento para validar a matrícula de sua filha, Vitoria Alves, 18. Elas levaram até almofadas e uma garrafa térmica com café. "Quem chegou às 5h já não conseguia pegar a senha", disse.

A FMU informou, em nota, que o atendimento aos alunos foi prejudicado por instabilidades no site do Fies durante a tarde desta segunda-feira (9), o que levou a faculdade a pedir para os alunos retornarem nesta terça.

Ainda de acordo com a instituição, o atendimento para os alunos que não conseguiram validar o cadastro no programa foi prorrogado para até esta seta-feira (13).

DIFICULDADES

Se os estudantes da FMU reclamam de problemas para validar sua inscrição no programa do governo federal, muitos nem sequer conseguiram chegar a essa etapa. As principais reclamações dos estudantes se referem às dificuldades em fazer o aditamento do Fies e a um erro no cadastro chamado "M321".

Quando ocorre, esse erro impede que a inclusão de novos alunos seja feita, pois é exibida uma mensagem dizendo que o financiamento não está disponível para o curso escolhido. No entanto, os alunos que questionam a unidade de ensino a respeito desse problema são informados de que não há nenhuma restrição em relação ao financiamento.

Com dificuldades para entender as orientações que o MEC disponibiliza em seu site –são 54 tópicos com explicações–, alguns alunos criaram grupos no Facebook para que os próprios estudantes se ajudem.

O estudante Thiago Oliveira, 28, conseguiu fazer seu cadastro sem maiores contratempos e decidiu ajudar aqueles que estavam com dificuldades. Já foram dez cadastros concluídos com o seu auxílio, fora cerca de 40 pedidos de ajuda que ainda estão em andamento.

"Eu sempre tive facilidade com computadores e minha conexão com a internet. é muito boa. Como estou com um tempinho livre, resolvi dar essa força nos fins de semana", disse Oliveira, que mora em Mauá (região metropolitana de SP).

O FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), operador do Fies, informou, via assessoria de imprensa, que "ocorreram momentos de indisponibilidade no site do programa, mas o MEC e o FNDE estão trabalhando continuamente para garantir a estabilidade e confiabilidade da plataforma".

As desavenças entre o Ministério da Educação e as instituições privadas começaram no final do ano passado, quando portarias alteraram o fluxo de pagamentos do programa às instituições e definiram um mínimo de 450 pontos no Enem para novos contratos. Também ficou definido, posteriormente, que cursos com reajustes acima de 6,4% não teriam financiamento autorizado.

O MEC afirmou ainda que cursos com nota 5 (indicador máximo de qualidade) continuam com "atendimento pleno", enquanto aqueles com nota 3 ou 4 estão sujeitos a "alguns aspectos regionais".


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