Folha de S. Paulo


Enade 2015 será aplicado em 22 de novembro

O Enade (exame federal aplicado a concluintes do ensino superior) será realizado neste ano em 22 de novembro e terá como foco a avaliação de 26 cursos: 13 de bacharelado (como administração, direito e ciências contábeis) e 13 tecnológicos (logística e gastronomia, por exemplo).

A prova, obrigatória para estudantes das federais e das instituições privadas, é o principal componente do CPC (Conceito Preliminar de Curso), indicador de qualidade do ensino superior. Além do desempenho dos alunos no exame, o índice considera fatores como titulação do corpo docente e infraestrutura do curso.

As regras do Enade foram divulgadas nesta segunda-feira (9), em portaria do Ministério da Educação.

Devem participar desta edição os estudantes dos cursos de bacharelado com expectativa de conclusão até julho de 2016 ou que tenham completado até 80% do conteúdo previsto. Para os tecnólogos, o limite de conclusão é dezembro deste ano ou 75% da carga horária mínima concluída.

Assim como no ano passado, a portaria prevê que a participação do aluno será confirmada a partir da assinatura no cartão de respostas e em lista de presença, a ser entregue após uma hora do início do exame. O objetivo da medida é diminuir boicote dos estudantes.


Endereço da página: