As notas dos alunos do 5º ano do ensino fundamental subiram no ano passado nas escolas estaduais paulistas. Já as do ensino médio praticamente estacionaram em patamar abaixo do adequado.
É o que mostra o Saresp, exame aplicado pelo governo de SP e que teve participação de 1,3 milhão de alunos.
A melhoria mais acentuada apareceu entre os estudantes do 5º ano em matemática. A média subiu 6,9 pontos em um ano (de 209,6 para 216,5).
Já entre os formandos do ensino médio, subiu apenas 1,7 ponto e chegou a 270,4.
Com o desempenho, o aluno da rede, na média, conclui o ensino médio com nível inferior ao adequado para alunos três anos mais jovens.
Para o 9º ano do ensino fundamental, o adequado são 300 pontos. Ou seja, o formando no ensino médio não sabe, por exemplo, identificar a tendência de crescimento apresentada num gráfico.
A média em matemática no ensino médio é praticamente a mesma desde 2009. Já a do 5º ano sobe desde aquele ano.
Em português, também houve avanço maior no 5º ano do que no ensino médio.
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O governador Geraldo Alckmin (PSDB) considerou "positivo" o resultado. Segundo ele, uma explicação para o avanço maior entre alunos mais novos é que há programas específicos para a etapa, como o Ler e Escrever (material e treinamento docente).
Para tentar acelerar o avanço, o governo estadual conta com programa de reforço de português e matemática.
O governo comemorou ainda que o percentual de alunos alfabetizados aos sete anos subiu de 95% para 99%.
META
A secretária-adjunta da Educação, Cleide Bochixio, disse que, neste mandato de Alckmin, a meta é retirar anualmente 10% dos alunos do patamar mais baixo da escala de notas.
De 2013 para 2014, o percentual foi atingido apenas em português no ensino médio.
"Os resultados podem ser o início de cenário positivo, mas é cedo para comemorar", disse a coordenadora da ONG Todos pela Educação, Alejandra Velasco. Segundo ela, é significativo um avanço de ao menos 25 pontos.
O pesquisador Ocimar Alavarse, da Faculdade de Educação da USP, diz que os professores de todas as matérias deveriam estar preocupados em ensinar leitura e matemática. "É o básico para tudo. Se o professor de geografia ensina relevo, deve estar atento à leitura dos estudantes."