Folha de S. Paulo


Leitura 'desde cedo' levou à nota máxima no Enem, diz estudante

Leitora voraz, a estudante Taiane Cechin, 17, está entre os 250 estudantes que tiraram a nota máxima na redação do Enem.

Na prova, que teve 6,19 milhões de candidatos em todo o Brasil, mais de 529 mil alunos zeraram a prova de texto, segundo o Ministério da Educação.

Moradora de Veranópolis (a 126 km de Porto Alegre), cidade da serra gaúcha com pouco mais de 25 mil habitantes, Taiane concluiu o terceiro ano do colégio privado Regina Coeli no fim do ano passado, mas estudou todo o ensino fundamental em uma escola pública, a Irmão Arthur Francisco.

A garota é filha de um operário e de uma professora de português, de quem foi aluna na sétima série. "Eu tinha dificuldade em chamá-la de professora, foi uma experiência ímpar", relembra.

Arquivo Pessoal
Taiane Cechin, 17, está entre os 250 estudantes que tiraram a nota máxima na redação do Enem
Taiane Cechin, 17, está entre os 250 estudantes que tiraram a nota máxima na redação do Enem

Por meio do exemplo da mãe e das experiências nos anos iniciais da escola, Taiane se apaixonou pela leitura. "Adquiri esse prazer por frequentar a biblioteca da escola. Mas não só em busca do conteúdo das aulas, mas de conhecimentos gerais", conta.

A menina loira que gosta de "Harry Potter", "Senhor dos Anéis" e "Crônicas de Gelo e Fogo" prestará vestibular para medicina. Mas, além das leituras "por prazer", Taiane não deixa de lado as leituras obrigatórias dos vestibulares.

Como era de se esperar, a mãe professora está orgulhosa do feito de Taiane. "Estava demorando para sair o resultado, ela estava nervosa. Quando ela viu a nota mil, choramos e nos abraçamos. Fiquei muito feliz", conta Neli Cechin, 48.

Cristiane Zanette, 36, atual professora de português e redação de Taiane, diz que passou exercícios para treinar uma das competências exigidas pela prova, a "proposta de intervenção". Trata-se de sugerir soluções para o tema proposto.

"Brinco que eles devem fingir [no texto] que são presidentes e precisam tomar uma providência", explica a professora.

O tema da redação deste ano, a publicidade infantil, foi uma surpresa para Taiane. Mas, mesmo assim, ela conseguiu usar argumentos ensinados por Cristiane, como evocar autoridades. Taiane citou o jurista Rui Barbosa em seu texto.

"Eu sabia que tinha articulado bem, mas não sabia se a redação tinha ficado boa", diz Taiane.


Endereço da página:

Links no texto: