Folha de S. Paulo


Chalita aceita convite de Haddad para assumir secretaria da Educação

O deputado federal Gabriel Chalita (PMDB-SP) aceitou nesta segunda-feira (12) o convite do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), para assumir a secretaria da Educação.

O peemedebista reuniu-se esta tarde com o prefeito e aceitou ocupar o posto. Mais cedo, Chalita almoçou com os vereadores Ricardo Nunes, Nelo Rodolfo, George Hato e Rubens Calvo, da bancada do PMDB na Câmara de São Paulo e informou que aceitaria o convite. No encontro, os parlamentares pediram prioridade em projeto de lei que flexibiliza a oferta de vagas em creches.

A reunião durou cerca de duas horas. Na saída, Chalita não quis falar com a reportagem.

O anúncio oficial da entrada do peemedebista no governo municipal será feito ainda nesta segunda. Ele deve tomar posse do cargo também nesta semana.

Segundo secretários e auxiliares do prefeito, Chalita tomou a decisão no final de semana, após conversas com Haddad e com o vice-presidente Michel Temer, presidente nacional do PMDB.

Segundo a Folha apurou, o acordo para a entrada do peemedebista no governo municipal envolveria também o lançamento de uma dobradinha PT-PMDB na disputa à sucessão da prefeitura de São Paulo em 2016.

Bruno Poletti-10.set.2014/Folhapress
O deputado federal Gabriel Chalita vai assumir a Secretaria Municipal de Educação
O deputado federal Gabriel Chalita vai assumir a Secretaria Municipal de Educação

A costura partidária dificulta a possibilidade de a senadora Marta Suplicy (PT-SP) filiar-se ao PMDB para disputar a prefeitura de São Paulo.

Nas eleições municipais passadas, Chalita foi adversário de Haddad, mas apoiou o petista no segundo turno.

No final do ano passado, o peemedebista chegou a ser sondado para a secretaria estadual da Educação, mas não demonstrou interesse em assumir o posto.

O novo secretário tem uma relação próxima com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e foi secretário da Educação em uma das passagens do tucano pelo governo de São Paulo.

Chalita foi investigado em 11 inquéritos, quando um ex-colaborador foi ao Ministério Público para acusá-lo de cobrar propina de empresas que vendem para a Secretaria da Educação. Ele sempre negou as acusações e as investigações foram arquivadas pela Promotoria.

MUDANÇAS

O convite para a pasta municipal, que foi articulado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, faz parte de mudança ampla planejada pelo prefeito para a segunda metade de seu mandato.

A ideia é fortalecer os laços com as bancadas do PMDB e do PSD na Câmara Municipal, já que nos dois últimos anos o prefeito enfrentou resistências para aprovar projetos estratégicos, como o reajuste do IPTU e o Plano Diretor.

Desde o ano passado, Haddad tem oferecido postos no primeiro escalão para o PSD, como a secretaria de Turismo. A pasta foi oferecida ao vereador Marco Aurélio Cunha no ano retrasado e, agora, o deputado federal eleito Antonio Goulart foi sondado.

O principal desafio de Chalita à frente da secretaria da Educação será o cumprimento da meta de construção de creches municipais, que não teve grandes avanços na gestão do atual secretário, Cesar Callegari.

Segundo a Folha apurou, Haddad comunicou oficialmente Callegari sobre a troca na tarde desta segunda (12), em encontro na Secretaria da Educação. O prefeito agradeceu o ex-secretário e sua equipe pelo trabalho.


Endereço da página:

Links no texto: