Folha de S. Paulo


Rede pública avança na elite do Enem pela 1ª vez em quatro anos

A presença de escolas públicas entre as melhores do Brasil na prova do Enem avançou pela primeira vez desde 2009. A melhora, entretanto, foi tímida –menos de um ponto percentual.

Dados do Ministério da Educação tabulados pela Folha mostram que, em 2013, 7,3% dos colégios entre os 10% mais bem colocados no exame eram públicos. Em números absolutos, foram 107 instituições, entre as 1.472 que ficaram na elite do país.

No ano anterior, eram 6,6% públicas entre as melhores.

Essa participação caía desde 2009, quando o Enem foi ampliado e passou a funcionar na prática como vestibular para selecionar calouros das universidades federais.

Apesar do avanço, a melhor escola pública aparece só na 12º posição do ranking: o colégio de aplicação da UFV (Universidade Federal de Viçosa), em Minas, que seleciona seus alunos. No último Enem, quando também foi o melhor público, estava em 7º.

Marcelo Soares e Rubens Fernando/Folhapress

O ranking é liderado pelo Objetivo Integrado, colégio particular da capital paulista no topo da avaliação nacional pelo quinto ano seguido (leia texto nesta página).

Para calcular as médias das escolas, a Folha considerou as quatro provas objetivas do Enem –linguagem, matemática, ciências humanas e da natureza.

Ao todo, 14.715 escolas compõem o ranking. Só foram divulgadas as notas de instituições com mais de dez alunos no 3º ano do ensino médio e onde mais da metade deles fez a prova.

Neste ano, pela primeira vez o governo divulgou o nível socioeconômico de cada escola, com base em questionário respondido pelos alunos e que considera itens como escolaridade dos pais, posse de bens e renda familiar.

Outra novidade foi a publicação de um indicador sobre a formação do corpo docente de cada escola. Os dados mostram que as melhores escolas têm mais professores com formação específica para a disciplina que lecionam.

Também foi divulgada pela primeira vez a média das notas do grupo de 30 melhores alunos de cada escola.

Para o Inep (órgão do MEC que aplica o Enem), as novas informações ajudam a contextualizar os resultados.

"O país é desigual. Dizer que a escola que atende a quem trouxe pouco de casa tem pior desempenho do que aquela que atende a quem trouxe muito é análise pouco informativa", diz Chico Soares, presidente do Inep.

Para Priscila Cruz, diretora-executiva do movimento Todos pela Educação, o avanço da rede pública não significa melhora do ensino –provas que apuram a qualidade da educação, como a Prova Brasil, mostraram piora no ano passado.


Endereço da página:

Links no texto: