Folha de S. Paulo


Melhores escolas no Enem têm mais professores com formação adequada

As escolas que tiveram melhor desempenho no Enem 2013 têm maior número de professores com formação específica para a disciplina que lecionam, apontam dados do Inep, órgão do Ministério da Educação responsável por avaliar o ensino no país.

Isso indica que, em 88% dos colégios que tiveram as maiores médias no Enem, mais de metade dos docentes têm formação considerada adequada para dar aulas.

Os dados, tabulados pela Folha, referem-se aos 10% melhores colégios entre 14.715 analisados (entram na lista somente as escolas onde mais de 50% dos alunos fizeram o Enem).

Em números absolutos, os dados mostram que 1.293 escolas entre um grupo de 1.472 com os melhores indicadores têm maior número de professores qualificados –quando um professor de matemática tem graduação na mesma área, por exemplo.

É a primeira vez que o Inep insere dados sobre a formação docente, presentes no Censo Escolar, entre os indicadores divulgados no Enem.

Para o presidente do órgão, Chico Soares, os dados reforçam a análise de que existe uma associação positiva entre formação dos professores e o desempenho da escola.

"É uma pitada de esperança. Temos uma sociedade desigual, mas com boa política pública, na qual está incluída a valorização do professor, podemos mudar o cenário da educação no Brasil", afirma.

FORMAÇÃO

Em relação ao total de escolas analisadas no Enem, o percentual fica um pouco mais baixo: 10.805 (ou 73% das 14.715 unidades) têm mais da metade de seu grupo de professores com qualificação para a disciplina em que atuam.

Na outra ponta, nas 26,6% restantes, menos da metade dos professores tinham formação adequada.

Os dados ainda mostram que as escolas públicas são maioria entre as escolas com mais de 50% dos professores com formação adequada: 56% do total, ou 6.048 entre 10.805 escolas.

Apenas 16 escolas entre o total de colégios avaliados no Enem, no entanto, têm 100% dos professores com formação considerada adequada para a disciplina que lecionam. Destes, 12 são da rede privada e quatro são estaduais.

Para calcular as médias das escolas, a Folha considerou as quatro provas objetivas do Enem –linguagem, matemática, ciências humanas e da natureza.


Endereço da página: