Folha de S. Paulo


Melhor escola pública no Enem é ligada a universidade com nota máxima

Escola pública com melhor desempenho no Enem 2013 e 13ª colocada no ranking geral, o colégio de aplicação da UFV (Universidade Federal de Viçosa) tem o respaldo da universidade detentora do conceito máximo no Índice Geral de Cursos do Ministério da Educação.

No Coluni, como também é chamado o colégio, os 480 estudantes têm aulas com 35 professores, dos quais 17 têm título de doutorado e 17, de mestrado. Para estes, o salário inicial é de R$ 5.881.

Todos são contratados em regime de dedicação exclusiva, de 40 horas semanais, sendo 14 delas em sala de aula e as outras dedicadas à pesquisa e à extensão.

O acesso à escola é disputado –neste ano, havia 14 candidatos por vaga. São estudantes de várias regiões do país, a maioria deles proveniente de escolas privadas.

Também é da Zona da Mata mineira a Escola Estadual de Ensino Médio de Pedro Teixeira. Ela é a mais bem colocada das públicas do país em que o nível socioeconômico médio dos alunos é considerado baixo.

Marcelo Soares e Rubens Fernando/Folhapress

Na escola da pequena cidade de Pedro Teixeira, de 1.840 habitantes, os 12 professores fizeram graduação, mas precisam trabalhar em outra instituição para compensar o salário baixo –o inicial é de R$ 1.455.

Quase a metade dos 92 alunos vêm da zona rural, a mesma proporção de seus habitantes, segundo o IBGE. E dois terços dos estudantes frequentam o período noturno para dar conta de outras atividades.

"Muitos dos nossos alunos têm que trabalhar, quase sempre em empregos informais ou ajudando os pais", diz a diretora Lucimar Reis.

Mesmo com essas dificuldades, a escola figura entre as melhores do Estado no Proeb (avaliação estadual de qualidade da educação), com notas muito acima da média.

Na disciplina de matemática, por exemplo, a média estadual é de 283,6, enquanto a de Pedro Teixeira fica em 315,3, de acordo com a Secretaria de Educação.

"Aqui todo mundo se ajuda muito e se compromete, é gratificante", diz a diretora, referindo-se aos professores e aos funcionários da secretaria. São eles que se dedicam a praticar leitura com os alunos, em uma escola que nem biblioteca possui.

Os alunos do Coluni, em contrapartida, têm à sua disposição toda a biblioteca da universidade federal.


Endereço da página:

Links no texto: