Folha de S. Paulo


Publicidade infantil é tema de redação do Enem

"Publicidade infantil em questão no Brasil". Esse é o tema da redação do Enem 2014.

Na tarde deste domingo (9), milhões de candidatos voltam aos locais de aplicação da prova, e respondem questões de matemática e linguagem, além da redação. No ano passado, o tema escolhido pelo Inep foram os "efeitos da implantação da lei seca no Brasil".

Professora de redação do cursinho Objetivo, Maria Aparecida Custódio afirmou que o tema desta edição foi "surpreendente", por não ter sido um assunto com muito destaque na mídia durante o ano.

"Mas o candidato tende a ir bem, porque os textos de apoio davam boa base para argumentação. E o candidato passou pelo bombardeio da publicidade infantil há não muito tempo", disse Custódio.

BOATO

Na manhã de hoje, o governo federal negou novamente suposto vazamento de informações sobre o Enem 2014. Horas antes do início da prova, às 13h, circulou em redes sociais imagem de uma prova cujo tema era o racismo no futebol. "O Inep lamento mais uma vez as tentativas de gerar intranquilidade entre os participantes do exame em relação ao tema da redação", afirmou o instituto, responsável pelo Enem, em sua conta no twitter.

Ainda ontem, um vídeo compartilhado em rede social exibiu suposta prova do primeiro dia do Enem, com questões de ciências humanas e da natureza. O boato também foi negado pelo governo.

CORREÇÃO

Não houve mudanças nos critérios de correção do texto. Assim como em 2013, uma redação seguirá para um terceiro corretor quando a nota dada pelos dois anteriores diferir em ao menos 100 pontos. A nota da redação varia entre 0 e 1.000.

Outra possibilidade era uma diferença superior a 80 pontos em alguma das competências avaliadas –como domínio da escrita formal e interpretação de informações. Se a nota do terceiro corretor for equidistante dos anteriores, o texto segue para uma banca de especialistas, instância máxima de análise da prova.

No ano passado, diante da divulgação de redações com trecho de hino de futebol e receita de miojo, o Inep definiu que seria zerado texto "que apresente parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto", o que continua valendo. Textos com até 7 linhas também continuam a receber nota zero. Neste ano, também será permitido que um estudante que cometeu um erro isolado de ortografia possa tirar nota máxima na prova.


Endereço da página:

Links no texto: