Folha de S. Paulo


Especialistas dão dicas para melhorar desempenho no segundo dia do Enem

Estudantes inscritos no Enem farão neste domingo (9) as provas de linguagens e códigos, matemática (com 45 questões cada) e redigirão uma redação.

Os candidatos têm cinco horas e meia para a resolução do exame –uma hora a mais do que no sábado (8). Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília).

A prova deve ser feita com caneta preta de tubo transparente. Segundo o MEC, o uso de outra cor de tinta impede a leitura do cartão de respostas pelo sistema.

Especialistas ouvidos pela reportagem fizeram algumas recomendações que podem otimizar o desempenho dos candidatos na redação.

Segundo Marcos Magri, coordenador de português da Adaptativa (empresa que faz os simulados em parceria com a Folha), uma das recomendações é evitar palavras e conceitos que o aluno não entenda totalmente.

"Vários alunos parecem crer que a qualidade do texto é proporcional ao seu hermetismo", diz.

De acordo com ele, os corretores valorizam linguagem clara e direta, que permita identificar facilmente o ponto de vista e os argumentos do candidato.

Outra recomendação é que o candidato, já no primeiro parágrafo, apresente o ponto de vista dele sobre o tema proposto e nos dois ou três seguintes, exponha argumentos que confirmem a ideia.

"No último, deve-se apresentar uma sugestão para resolver o problema", explica.

Para Maria Aparecida Custódio, professora de redação do curso Objetivo, os alunos devem começar a prova pela redação e só depois partir para os testes. Caso tenha necessidade de voltar à redação, isso só deve ser feito após o preenchimento do cartão de respostas.

"Deve-se ler os textos motivadores e sublinhar as palavras-chave de cada um, observando o posicionamento dos autores", afirma.

Editoria de arte/Folhapress

TEMA

Entre os temas mais citados pelos professores como prováveis para a proposta de redação estão assuntos atuais e de grande repercussão na mídia, como a Copa do Mundo, os 50 anos do golpe militar e a crise hídrica.

"Saber o modo com vão cobrar este tema é o problema. No caso da Copa, podem destacar o legado dos estádios, as consequências negativas na economia do país, o poder da mídia", afirma Luis Ricardo Arruda, coordenador geral do curso Anglo.

Marcos Magri, da Adaptativa, pondera que a tendência observada no Enem dos últimos anos é que os assuntos não promovam críticas a partidos políticos.

"Eu apostaria em algo relacionado às minorias, especialmente às mulheres e aos afrodescendentes, que são temas socialmente importantes", afirma.

Simone Motta, professora do Etapa, ressalta que a escolha do tema pelos organizadores ocorre, geralmente, entre maio e agosto.


Endereço da página:

Links no texto: