Folha de S. Paulo


Enem passará a ter detector de metais portátil a partir deste ano

O Enem 2014 terá um item adicional na segurança da aplicação da prova: detectores de metais serão usados por fiscais de prova para verificar se o candidato está portando equipamentos como celulares e outros eletrônicos.

Segundo Chico Soares, presidente do Inep (órgão do Ministério da Educação responsável pelo exame), o exame prevê que o participante pode ser "submetido à revista eletrônica nos locais de prova em qualquer momento".

Nesta quinta-feira (8), o MEC divulgou as regras e cronogramas para a edição deste ano do exame, que será realizado nos dias 8 e 9 de novembro.

"A introdução do detector de metais é uma inovação, não vai ter custo adicional porque as aplicadoras já usam e estamos trazendo esse procedimento como melhoria do processo", disse Dênio Menezes da Silva, diretor de gestão e planejamento do Inep.

A expectativa é que sejam utilizados 18 mil detectores de metais portáteis –ao todo, são 16,6 mil locais de prova.

REDAÇÃO

Segundo o ministro Henrique Paim (Educação), não haverá mudanças nos critérios de correção das redações. Assim, como em 2013, uma redação seguirá para um terceiro corretor quando a nota dada pelos dois anteriores diferir em ao menos 100 pontos. A nota da redação varia entre 0 e 1.000.

Outra possibilidade era uma diferença superior a 80 pontos em alguma das competências avaliadas - como domínio da escrita formal e interpretação de informações. Se a nota do terceiro corretor for equidistante dos anteriores, o texto segue para uma banca de especialistas, instância máxima de análise da prova.

No ano passado, diante da divulgação de redações com trecho de hino de futebol e receita de miojo, o Inep definiu que seria zerado texto "que apresente parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto", o que continua valendo. Textos com até 7 linhas também continuam a receber nota zero.

Neste ano, também será permitido que um estudante que cometeu um erro isolado de ortografia possa tirar nota máxima na prova. Trecho do edital passado afirmava que "desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência)

Paim afirmou que a edição deste ano trará ainda "novos filtros" de correção da redação, mas não entrou em detalhes.

AUSÊNCIA

O MEC decidiu usar um alerta para conscientizar candidatos inscritos na edição deste ano que, em 2013, faltaram à aplicação do exame. Ao concluir o processo de inscrição, o participante receberá um alerta do site do exame.

"Essas pessoas vão receber uma mensagem que diz: para que você possa estar presente no Enem, são gastos recursos públicos. Considere isso. Estamos trabalhando naquilo que nos é facultado: ser proativo de forma educativa", disse Soares.

O ministro ressaltou que, segundo a legislação atual, não é possível punir aqueles que não comparecem ao local de prova. No ano passado, a abstenção no exame foi em torno de 30% dos inscritos.

De acordo com levantamento do Inep, esses participantes são beneficiários, em grande maioria, da gratuidade da inscrição, ou seja, concluintes do ensino médio ou membros de baixa renda. Treineiros e pessoas mais velhas, que já concluíram o ensino médio, também aparecem como mais faltosos.


Endereço da página:

Links no texto: