Folha de S. Paulo


USP Leste confirma locais provisórios para início das aulas

A direção da USP Leste divulgou nesta quarta-feira os locais em que os alunos estudarão provisoriamente, até que a unidade seja liberada pela Justiça -campus está interditado por contaminação do solo. O início do ano letivo na escola será na próxima segunda-feira (31).

Os estudantes do período matutino ficarão na Unicid (universidade particular) e na Fatec Tatuapé, ambas próximas à estação Carrão do metrô. Os do vespertino ficarão na Unicid; e os do noturno, na Fatec Tatuapé e em outras unidades da USP.

A distribuição é semelhante à divulgada pela reitoria na semana passada, mas que foi rechaçada pela comissão de graduação da unidade. A reclamação era de que as escolhas haviam sido feitas sem consulta à escola e anunciadas muito em cima do início das aulas.

A divulgação havia sido feita na quinta-feira passada, para o início das aulas na última segunda-feira (24). A direção da USP Leste decidiu adiar o início do ano letivo para a segunda-feira que vem. O ano letivo nos demais campi começou em 17 de fevereiro.

CONTAMINAÇÃO

O campus leste da USP está interditado judicialmente desde janeiro devido à contaminação do solo, que pode causar riscos à saúde e até de explosões, segundo a Promotoria e a Justiça.

A origem da contaminação, segundo o Ministério Público, foi o material tirado da calha do rio Tietê e depositado durante anos no terreno em que a EACH (nome oficial da unidade) foi construída.

A liminar que suspendeu as aulas da USP Leste prevê multa diária de R$ 100 mil caso a universidade descumpra a obrigação de "providenciar local apropriado" para os cursos. O mesmo valor é previsto caso as obras de ampliação não sejam paralisadas.

No último mês, a Justiça negou a reabertura do campus e estendeu por mais 40 dias o prazo para a universidade apresentar solução para os problemas apontados.


Endereço da página: