Folha de S. Paulo


A pedido dos pais, escolas adotam jornada estendida

No lugar em que ficavam mesas e carteiras, agora há pufes, armários, brinquedos e pequenas "estações" –um conjunto de mesas redondas onde as crianças se revezam em diferentes atividades.

Perto dali, há também refeitório e espaço de culinária, quadras esportivas, um bosque e piscinas para natação.

Esse é o cenário onde Caio Almendro, 7, um dos novos alunos do período integral do colégio Visconde de Porto Seguro, em São Paulo, passa suas tardes. A unidade em questão fica no Morumbi, na zona oeste da capital, e integra a lista dos colégios paulistanos que inauguraram a jornada ampliada em 2014.

Zanone Fraissat/Folhapress
Os alunos da Escola Visconde de Porto Seguro fazem atividades em período integral
Os alunos no colégio Visconde de Porto Seguro (zona oeste de SP) fazem atividades em período integral

Para os pais, que também matricularam no ensino integral o caçula Pedro, 5, a mudança trouxe mais segurança. Agora, os dois meninos ficam dez horas por dia na escola.

Até o ano passado, eles ficavam lá metade desse tempo, ao qual se somavam várias outras horas no trânsito.

"Antes eles saíam da escola, vinham para casa, iam para o clube, depois para o inglês, e por aí vai. Circulavam o dia inteiro. Agora, não. Sabemos que, dentro da escola, o risco de acontecer alguma coisa é zero", diz a mãe, Patrícia Petreche, 38.

A família precisou se adaptar à nova rotina dos filhos. "A gente tinha uma babá 'full time' [o tempo todo], que não temos mais. Por outro lado, outras atividades que eles tinham agora eles fazem lá dentro", conta o pai, Haroldo Almendro, 41.

Foram justamente os pedidos dos pais para que a escola planejasse novas atividades para seus filhos que motivaram a implantação do ensino integral, diz a diretora educacional, Celina Cattini.

Segundo ela, a procura tem sido constante e já há reservas feitas para 2015.

O colégio Anchieta, em Salvador, também lançou turmas de ensino integral neste ano –e todas já estão lotadas.

O mesmo ocorreu em São Paulo, na escola Nossa Senhora das Graças, o Gracinha, na zona oeste. "Já houve pais perguntando: vai ter no ano que vem?", conta a professora Gabriela Kose, 35.

ATIVIDADES

No Gracinha, o período integral inclui artes, inglês e até projetos para estimular a boa alimentação. Outras escolas, a exemplo do Porto Seguro, têm ainda aulas de culinária e até de robótica.

O colégio Albert Einstein oferece natação, judô, futsal e balé em seu rol de atividades. O pacote também inclui aulas de inglês e a possibilidade de o aluno jantar e tomar banho na escola. Nesse caso, a escola se encarrega de levá-lo de volta para casa, ao término da jornada que vai das 7h às 19h30.

"Prefiro deixar na escola do que com uma babá", afirma a analista Silvana César, 40. "Se ela tem um problema e não vai ao trabalho, você também é obrigado a faltar."

Diante do pedido de demissão da babá, a gerente de produto Daniella Ungar Onishi, 32, decidiu colocar o filho na creche em período integral. Ela assegura que a mensalidade de R$ 1.600 não a intimidou. "O custo da babá sairia elas por elas", garante.


Endereço da página: