Folha de S. Paulo


Novo ministro da Educação define secretariado

O novo ministro da Educação, José Henrique Paim, definiu o secretariado de sua gestão à frente da pasta, comandada há dois anos por Aloizio Mercadante, novo titular da Casa Civil.

Nesta quinta-feira (13) foi publicada no Diário Oficial da União a nomeação de Luiz Cláudio Costa para a secretaria-executiva do MEC. Paim ocupava o posto há oito anos. Com a escolha, ficou vaga a presidência do Inep, órgão da pasta responsável pela aplicação do Enem e outras avaliações, como Prova Brasil e Celpe-bras.

O novo titular será Chico Soares, professor aposentado da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e membro do Conselho Nacional de Educação. Especialista em avaliações, tem doutorado em estatística pela University of Wisconsin - Madison e pós-doutorado em Educação pela University of Michigan - Ann Arbor.

O MEC anunciou ainda outras mudanças no secretariado: o atual secretário de Educação Básica, Romeu Caputo, assume a presidência do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

O cargo era ocupado interinamente desde agosto do ano passado, quando José Carlos de Freitas foi exonerado da função. O nome de Freitas foi envolvido em investigação da Polícia Federal sobre desvio de recursos no repasse para duas Oscips (Organizaçações da Sociedade Civil de Interesse Público).

No lugar de Caputo, assume interinamente Yvelise Arco-Verde, diretora de apoio à gestão educacional da secretaria. Também houve mudança na secretaria de Educação profissional e tecnológica. O atual titular segue para a Casa Civil e, em seu lugar, assume Aléssio Barros, que também já faz parte dos quadros do MEC.


Endereço da página: