Folha de S. Paulo


Escolas não informam nova exigência na pré-escola e pegam pais de surpresa

Muitas famílias devem ser pegas de surpresa neste início de ano letivo devido à nova exigência sobre a frequência mínima na pré-escola.

Pais com filhos na rede particular, consultados pela Folha na semana passada, disseram que não foram avisados pelas escolas sobre a nova norma federal. Quando informados pela reportagem sobre a validade da lei, os pais apresentaram opiniões distintas.

Para a farmacêutica Ana Carboni, 39, mãe de uma menina de cinco anos, a medida é salutar. "Nessa idade, eles já estão na pré-alfabetização, então é importante um acompanhamento contínuo."

Para a advogada Márcia La Laina, 40, mãe de dois filhos, a medida também é bem-vinda. "Acho fundamental que as crianças tenham frequência na escola desde cedo. Mesmo nessa idade, já é importante impor uma rotina de disciplina", afirmou.

Outra mãe que desconhece a nova lei é a administradora Anna Regina Amarante, 38. Para ela, a medida voltada para alunos de quatro e cinco anos é um exagero. "Tem de haver um controle, mas acho um exagero exigir a frequência mínima de crianças de quatro e cinco anos de idade."

Segundo Anna Regina, a nova regra poderá ocasionar o replanejamento de futuras viagens da família, que costuma viajar em maio ou agosto.

"Para nós, as melhores viagens são as que fazemos com a família inteira. E só conseguimos conciliar isso na baixa temporada. É importante que as crianças tenham essa experiência familiar", disse.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: