Folha de S. Paulo


Por contaminação, USP Leste é interditada e aulas são transferidas

O campus da USP Leste estará interditado a partir de quinta-feira (9), por ordem judicial, por causa de contaminação de gás metano, que é tóxico e explosivo.

Em novembro, a Justiça havia dado prazo até amanhã para a regularização da situação. A USP afirma que tenta reverter a decisão, mas como ainda não obteve sucesso, a unidade está interditada.

Se a determinação não for revertida, terá impacto prático a partir de segunda-feira, quando está previsto o retorno das atividades no campus. A universidade afirma que utilizará outras unidades para abrigar alunos e professores da USP Leste.

A unidade voltará às aulas antes dos demais campi porque teve as atividades suspensas no fim do ano passado devido à má qualidade de água na unidade e à infestação de piolhos de pombos.

A previsão inicial, porém, era que voltasse no dia 6, mas foi adiada em uma semana para a conclusão da limpeza.

Mais de 4.000 pessoas, entre alunos, professores e funcionários, circulam diariamente pelo campus.

CONTAMINAÇÃO

Em relação aos problemas que levaram à interdição do campus (presença de metano no local), a USP diz que já possui novos relatórios técnicos que mostram a melhoria da situação. Afirma também que aguarda novo posicionamento da Justiça.

O metano é proveniente da decomposição de material orgânico presente na terra onde foi construído o campus da USP Leste.

O risco é que o gás fique armazenado em locais fechados da universidade, o que pode causar explosões.


Endereço da página: