Folha de S. Paulo


Alckmin escolhe Marco Antonio Zago como novo reitor da USP

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), escolheu o médico Marco Antonio Zago como o novo reitor da USP. Zago já havia sido o candidato mais votado na eleição interna da universidade, mas a palavra final cabia ao Executivo.

O futuro reitor é professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e foi pró-reitor de pesquisa na gestão do atual reitor, João Grandino Rodas. O último reitor formado em medicina foi Antonio Barros de Ulhôa Cintra, mandato de 1960 a 1963

Mais votado, novo reitor tem perfil conciliador
Marco A. Zago e Vahan Agopyan: A USP e os desafios contemporâneos

Durante a campanha, o então candidato defendeu que a universidade deve baixar a evasão na graduação (hoje em 25%, segundo ele) e descentralizar o poder.

Por meio de sua conta no Twitter, Alckmin confirmou a nomeação de Zago. "Desejo a ele um bom trabalho em benefício da comunidade acadêmica e de nosso Estado", tuitou o governador.

Adriano Vizoni-18.nov.13/Folhapress
O novo reitor da USP, Marco Antonio Zago, durante debate na Folha em novembro
O novo reitor da USP, Marco Antonio Zago, durante debate na Folha em novembro

Ele terá como vice-reitor o atual pró-reitor de pós-graduação, Vahan Agopyan.

Apesar de ter participado da atual reitoria, a chapa vencedora não teve o apoio de Rodas, que pediu votos para seu superintendente de relações institucionais, Wanderley Messias.

Messias ficou em terceiro na votação interna, atrás também do vice-reitor, Helio da Cruz. Alckmin poderia teria escolhido qualquer uma das três chapas.

O mandato de Rodas vai até 25 de janeiro. O mandato na universidade é de quatro anos.


Endereço da página:

Links no texto: