O Ministério da Educação divulgou nesta terça-feira (3) a lista de municípios pré-selecionados para sediar novos cursos de medicina. Ao todo, 42 cidades demonstraram cumprir os pré-requisitos exigidos pela pasta - 16 delas estão no Estado de São Paulo.
No primeiro semestre do ano, o governo mudou a lógica para abertura de novas faculdades da graduação: caberia ao MEC apontar em que cidades elas poderiam se instalar.
Para isso, foram feitas algumas exigências: os municípios deveriam ter ao menos 70 mil habitantes e nenhum curso de medicina em seu território, por exemplo. As regras valem para cursos ofertados por instituições privadas.
Ao divulgar as novas regras, o governo afirmou que a intenção era abrir 11,4 mil novas vagas de graduação em quatro anos. Hoje são ofertadas pouco menos de 18 mil vagas de medicina em todo o país.
De acordo com portaria publicada hoje no Diário Oficial da União, especialistas farão visita in loco nesses 42 municípios para "verificação da estrutura de equipamentos públicos e programas de saúde existentes no município". Ainda há um prazo para recurso daqueles municípios que não foram contemplados na seleção. Somente após essa etapa será divulgada uma lista final.
A partir dela, o MEC fará então um novo edital para definir qual instituição privada poderá abrir o curso.
ESTADOS
São Paulo é o Estado com o maior número de municípios pré-selecionados - entre eles estão Osasco, São Bernardo do Campo e São José dos Campos, por exemplo. Em seguida, aparecem Bahia (6), Minas Gerais (4) e Rio Grande do Sul (4).
A região sudeste concentra pouco mais da metade dos municípios (22). O Nordeste foi contemplado com 10 cidades, seguido do Sul (7).
Veja a lista das cidades de SP selecionadas
Araçatuba
Araras
Assis
Bauru
Cubatão
Guarujá
Indaiatuba
Jaú
Limeira
Mauá
Osasco
Pindamonhangaba
Piracicaba
Rio Claro
São Bernardo do Campo
São José dos Campos