Folha de S. Paulo


Brasil teve 'grande avanço' no Pisa, afirma Mercadante

O ministro Aloizio Mercadante (Educação) fez um balanço positivo da evolução do Brasil no Pisa, especialmente na área de matemática. A prova, organizada pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, que reúne países industrializados) é a principal avaliação internacional da educação básica.

"A nossa fotografia ainda não é boa e não temos que nos acomodar com isso. Porém, o nosso filme é muito bom. Quando olhamos o filme, somos o primeiro da sala", disse Mercadante na manhã desta terça-feira (3), em coletiva de imprensa.

Apesar de avanços na educação, Brasil ocupa baixa posição em ranking

Em matemática, o Brasil registrou uma pontuação de 391 em matemática. Segundo o relatório sobre o desempenho brasileiro no Pisa, o país foi aquele que registrou maior salto, desde 2003, na performance em matemática - a área foi o foco da prova aplicada em 2012.Naquele ano, a pontuação dos estudantes brasileiros foi de 356.

Editoria de Arte/Folhapress

Em matemática, o topo do ranking é ocupado por Xangai, com 613 pontos (119 acima da média dos países analisados).

Para Mercadante, iniciativas como competições escolares estimulam o aumento da performance dos estudantes. "Uma das iniciativas relevantes que ajudam é a olimpíada da matemática. Isso mobiliza muito a rede, os gestores, gera muito autoestima e motivação dos estudantes. Esse é um dos instrumentos que ajudou decisivamente no salto de qualidade na década."

Estudantes de 18 Estados tiveram nota abaixo da média nacional - o pior deles foi Alagoas (342). No extremo oposto, está o Distrito Federal, com 416 pontos. São Paulo teve 404.

O documento ainda aponta fatores positivos nesse período, como o aumento do número de jovens de 15 anos matriculados na educação básica - de 65% naquele ano para 78% em 2012. Segundo Mercadante, esse crescimento representa um aumento de 420 mil estudantes.

No entanto, a OCDE pondera que o Brasil precisa "buscar formas mais eficazes para trabalhar com os alunos de baixo desempenho, a fim de estabelecer expectativas elevadas para todos".

Em todas as áreas analisadas - ciência, leitura e matemática - o Brasil ficou abaixo da média dos países analisados.

Em 2012, o Pisa foi realizado por 510 mil estudantes de 65 países. entre 2003 e 2012. No Brasil, 18.589 estudantes fizeram a avaliação - eles estão matriculados em 767 escolas, públicas e privadas.

INVESTIMENTO

O ministro ressaltou ainda a diferença de gasto em educação entre os países analisados. Com base em dados de 2010, o Brasil teria investido anualmente US$ 2.571,00 por aluno do ensino médio. A média da OCDE é de US$ 9.014,00

"Estamos comparando com países que investem muito mais em educação do que o Brasil. Acho que foi um grande avanço e merece ser reconhecido e valorizado, apesar de termos muito trabalho pela frente."

CIÊNCIA E LEITURA

O Brasil alcançou 410 pontos em leitura - a média geral é de 496. Já em ciência a pontuação foi de 405, frente à média de 501.

De acordo com o relatório da OCDE, 61% dos alunos brasileiros tem desempenho fraco em ciência, "o que significa que, na melhor das hipóteses, eles podem apresentar explicações científicas óbvias que seguem explicitamente uma evidência dada" na prova.

O documento afirma que apenas 0,3% dos estudantes nacionais tem desempenho de alto nível nessa área.


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