Folha de S. Paulo


Escolas privadas têm desempenho similar ao das públicas em cursos de humanas

O percentual de cursos de humanas de instituições privadas com bom desempenho no CPC (Conceito Preliminar de Curso) em 2012 ficou muito próximo daquele apresentado por graduações públicas. Há três anos, a distância entre elas era mais expressiva.

De acordo com números divulgados nesta segunda-feira (2) pelo Ministério da Educação, 71,5% das graduações privadas receberam nota satisfatória no indicador em 2012 (3, 4 ou 5). Entre os cursos de instituições públicas, o percentual foi de 72,2%.

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O CPC é um indicador de qualidade que leva em conta fatores como o desempenho dos estudantes no Enade, infraestrutura do curso e formação do corpo docente. A nota varia entre 1 e 5.

Na tarde de hoje, o MEC divulgou a nota de cursos de humanas --entre eles direito, jornalismo, psicologia e jornalismo-- e tecnológicos, como logística, gestão financeira e comercial. Um mesmo grupo de graduações é avaliado a cada três anos, por isso o desempenho desse universo em 2012 é comparado com o de 2009.

HISTÓRICO

Há quatro anos, apenas 48,8% desses cursos nas privadas tinham nota 3, 4 ou 5. Em 2012, o percentual subiu para 71,5%. No mesmo período, cursos de instituições públicas com essas notas subiram de 66,2% do total para 72,2%.

De toda forma, os cursos de excelência, com nota máxima, continuam concentrados majoritariamente em instituições públicas. "Em geral, as públicas como em todas as outras avaliações têm, em média, desempenho superior em relação às privadas", disse o ministro Aloizio Mercadante.

Enquanto 3,8% dos cursos de instituições públicas receberam nota 5, o percentual entre as privadas foi de 1,1%. As privadas concentram a grande maioria das matrículas no ensino superior. Do total de pouco mais de 7 milhões de matrículas em 2012, 73,4% eram do setor particular.

IGC

O Ministério da Educação divulgou ainda o IGC das instituições avaliadas, com base nos cursos de humanas. O chamado Índice Geral de Cursos é medido por meio da média ponderada do CPC das graduações analisadas, além do conceito da Capes, que avalia as pós-graduações stricto-sensu.

Assim como o CPC, também houve melhora do indicador das instituições entre 2009 e 2012. Naquele ano, 51,3% das instituições receberam notas 3, 4 ou 5. Em 2012, o percentual foi de 73,4%.


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