Folha de S. Paulo


Escolas de elite de SP ficam fora de lista do Enem e questionam MEC

A Folha conversou ontem com duas escolas de elite de São Paulo que ficaram fora da lista de notas no Enem divulgada pelo Inep-MEC.

O Objetivo Integrado, melhor escola do Brasil no Enem de 2011, e o Santa Maria, que apareceu em 16º no mesmo ano, não tiveram suas notas divulgadas.

Rede pública perde participação entre as escolas top do Enem
Topo do Enem está em MG, que também tem a melhor escola pública
Depois de 155 anos, colégio São Bento vai aceitar garotas
Com fila por vagas até 2017, Vértice lidera Enem em SP
Alunos de estadual top no Enem em SP elogiam estrutura e rigor

Ambas disseram ter sido "pegas de surpresa"."Às sete da manhã já tinha gente me ligando para saber o que havia acontecido", afirma o diretor do colégio Santa Maria, Silvio Freire.

De acordo com ele, a escola enviou ontem um ofício ao MEC que mostra que 104 de 120 alunos fizeram o exame. Ou seja, 86% do total de alunos do 3º ano do ensino médio da escola.

Segundo os critérios do ministério, só tem nota divulgada o colégio que atende a duas condições: ter, na prova, ao menos dez alunos e 50% dos seus formandos.

Freire viaja hoje a Brasília para conversar pessoalmente no MEC e entender o que pode ter acontecido.

José Augusto Nasr, diretor do Objetivo, disse que já havia conversado com o MEC e que o problema era inconsistência dos dados.

"Nós dissemos que havia um número de inscritos no Enem, mas no sistema do MEC havia outro. Então o sistema bloqueou a escola", disse o diretor do colégio.

A pasta informou que as escolas têm até o dia 4 de dezembro para pedir reexame das informações. A partir daí, será feita uma avaliação dos casos questionados.


Endereço da página:

Links no texto: