Folha de S. Paulo


Alunos de estadual top no Enem em SP elogiam estrutura e rigor

Professores e direção exigentes e boa estrutura física são apontados pelos alunos da Escola Estadual Maestro Fabiano Lozano como diferenciais que levaram a unidade a se destacar no Enem.

A escola situada na Vila Mariana (zona sul) é a melhor escola pública "convencional" da capital, com nota média de 530,40 no exame.

Rede pública perde participação entre as escolas top do Enem
Topo do Enem está em MG, que também tem a melhor escola pública
Depois de 155 anos, colégio São Bento vai aceitar garotas
Com fila por vagas até 2017, Vértice lidera Enem em SP
Escolas de elite de SP ficam fora de lista do Enem e questionam MEC

Com isso, a unidade só ficou atrás de escolas públicas "não convencionais" --de ensino técnico e ligadas a universidades. No grupo de 512 escolas da cidade, ficou na 419ª colocação.

Alice Paixão, 17, do 3º ano, elogia o rigor dos professores. "Isso estimulou os alunos a estudarem mais."

"Temos um prédio bem conservado, com quadras poliesportivas, laboratório de química e biblioteca. É um ambiente estimulante para o aprendizado", diz Natalia Machado, 17, do 3º ano.

Ana Victória Melo, 17, elogia as aulas interativas, com filmes e documentários. "Os professores mostraram películas sobre o nazismo, por exemplo, e isso me ajudou na prova do Enem deste ano."

A direção da escola afirma que a participação da comunidade, presente nos eventos realizados com os alunos, é de extrema importância para os projetos pedagógicos.

Quando o foco é a melhor escola pública de todo o Estado de São Paulo, em primeiro lugar aparece a Escola Estadual Coronel Marcos Ribeiro, de Fartura (360 km de São Paulo). Ali, de acordo com o MEC, os alunos tiveram média de 544,86 pontos.

O vice-diretor da escola, Luciano Soares Gabriel, 30, atribui a boa qualificação ao corpo docente. "Cerca de 90% dos professores são moradores de Fartura e [funcionários] efetivos do Estado. Eles têm a escola como a segunda a casa", afirmou.

Segundo ele, a escola oferece aulas de recuperação intensiva e professores auxiliares nas salas. "Os alunos são separados por desempenho. Em turmas sem desempenho bom, o professor extra auxilia nas dificuldades. Nas salas boas, ajudam na fixação do conteúdo."

A pior escola pública da capital fica no Capão Redondo (zona sul). Os alunos da Escola Estadual Martinho da Silva, tiveram média de 446,06 pontos no Enem.

Segundo pais, invasores pulam o muro da quadra para usar drogas "a qualquer hora do dia ou da noite", atrapalhando os alunos.

Vinicius Pereira/Folhapress
Estudantes em frente à Escola Estadual Maestro Fabiano Lozano, na Vila Mariana; alunos elogiam estrutura e rigor da unidade
Estudantes em frente à Escola Estadual Maestro Fabiano Lozano, na Vila Mariana; alunos elogiam estrutura e rigor da unidade

Endereço da página:

Links no texto: