Folha de S. Paulo


Depois de 155 anos, colégio São Bento vai aceitar garotas

Única escola do Rio a aceitar apenas meninos, o tradicional Colégio de São Bento anunciou ontem que a partir de 2015 abrirá matrículas também para meninas.

A exclusividade masculina vem desde sua fundação por monges beneditinos, há 155 anos. A novidade foi anunciada ontem pela supervisora pedagógica da escola, Maria Eliza Penna Firme Pedrosa.

Rede pública perde participação entre as escolas top do Enem
Topo do Enem está em MG, que também tem a melhor escola pública
Com fila por vagas até 2017, Vértice lidera Enem em SP
Escolas de elite de SP ficam fora de lista do Enem e questionam MEC
Alunos de estadual top no Enem em SP elogiam estrutura e rigor

Terceiro colocado no ranking do Enem e primeiro entre as escolas do Rio, o São Bento quer permitir o acesso de meninas ao 1º ano do ensino fundamental e ao 1º do ensino médio, nos quais costuma haver provas para entrar.

As meninas disputarão as vagas existentes com os meninos --não serão criadas novas vagas para elas. A expectativa da direção da escola é que as novas turmas sejam formadas metade por meninas, metade por meninos.

Outra novidade anunciada ontem foi a construção de uma nova unidade na Barra da Tijuca, na zona oeste.

Conhecido pela qualidade do ensino, o São Bento também tem fama pela disciplina imposta. Até pouco tempo, cabelos mais compridos eram vetados. Piercings e tatuagens não são bem-vistos.

A única unidade da escola é no centro, ao lado de um mosteiro beneditino do século 16. Os alunos estudam em horário integral.


Endereço da página:

Links no texto: