Folha de S. Paulo


Topo do Enem está em MG, que também tem a melhor escola pública

De família pobre, o engenheiro Rommel Fernandes Domingos, 39, começou a trabalhar aos sete anos de idade, mas gostava mesmo era de estudar. Foi apontador do jogo do bicho, conseguiu se formar no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e largou a engenharia para abrir a escola que queria ter frequentado na infância.

Junto com o irmão Rodrigo e um amigo de faculdade, é dono do Bernoulli, a primeira escola particular do Brasil no ranking do Enem, na zona sul de Belo Horizonte.

Rede pública perde participação entre as escolas top do Enem
Depois de 155 anos, colégio São Bento vai aceitar garotas
Com fila por vagas até 2017, Vértice lidera Enem em SP
Escolas de elite de SP ficam fora de lista do Enem e questionam MEC
Alunos de estadual top no Enem em SP elogiam estrutura e rigor

O negócio começou em 2000, com um pré-vestibular. O colégio surgiu três anos depois, e desde 2006 está entre os dez melhores do país. Em 2012, foi terceiro colocado.

Para Rommel, o diferencial é um ensino que privilegia o raciocínio e o estudo intensivo. "A proposta é trabalhar com uma linguagem jovem, direta, objetiva, sempre valorizando o raciocínio e não a 'decoreba'", diz.

Para entrar na escola, é preciso enfrentar um vestibulinho e ter os boletins dos dois anos anteriores avaliados.

No ensino médio, o material didático é próprio e está incluído na mensalidade de cerca de R$ 1.300.

A aulas no período da manhã se estendem, duas vezes por semana, até a tarde. Mas, na prática, segundo Rommel, os alunos acabam ficando todo o dia na escola. No terceiro ano, há aulas aos sábados --em alguns, também simulados do Enem. "O trabalho aqui é duro", afirma.

APLICAÇÃO

A melhor escola pública do país, no ranking do Enem, também é mineira. Para entrar no Coluni, o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa, a relação é de 12 candidatos por vaga --mais concorrido do que o curso de odontologia na USP.

O site do colégio lembra o da Fuvest: há termos como "manual do candidato", "edital" e "obras literárias" para a prova, que é feita em dois dias.

No ensino médio, há 480 alunos. As aulas ocorrem apenas de manhã, mas, na prática, o tempo de estudo é quase integral, diz a professora Renata Rena Rodrigues.

Pelo menos 15 dos 36 professores têm doutorado, e outros são mestres ou doutorandos. Os docentes são contratados por concurso da universidade e, como lá, seguem regime de dedicação exclusiva.

Como nos vestibulares mais concorridos do país, a seleção do Coluni atrai candidatos de outras cidades mineiras e até da Bahia. Cerca de 40% dos estudantes vieram de colégios particulares.

Há alunos que recebem bolsa de iniciação científica do CNPq. E o índice de aprovação em vestibulares é de 90%. "Para nós, o Enem não é meta, é só consequência", diz Renata.


Endereço da página:

Links no texto: