Folha de S. Paulo


Rede pública perde participação entre as escolas top do Enem

A presença de escolas públicas entre as melhores do Brasil no exame do Enem caiu --e já era pequeno.

Dados do Ministério da Educação mostram que em 2012 só 6,6% dos colégios entre os 10% melhores eram públicos. Em números absolutos, são 74 instituições, entre as 1.124 da elite do país --lista liderada pelo colégio Bernoulli, particular de Minas.

Topo do Enem está em MG, que também tem a melhor escola pública
Depois de 155 anos, colégio São Bento vai aceitar garotas
Com fila por vagas até 2017, Vértice lidera Enem em SP
Escolas de elite de SP ficam fora de lista do Enem e questionam MEC
Alunos de estadual top no Enem em SP elogiam estrutura e rigor

No ano anterior, eram 7,9% públicas entre as melhores. A participação cai desde 2009, quando a prova ampliou e passou a selecionar calouros para universidades federais.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirma que as escolas privadas e públicas atendem a públicos diferentes. A rede paga conta com estudantes com melhores condições socieconômicas. Por outro lado, a rede pública abrange mais de 80% dos alunos do ensino médio.

Para calcular as médias das escolas, a Folha considerou as quatro provas objetivas do Enem --linguagem, matemática, ciências humanas e da natureza.

Para Fernando Abrucio, especialista em educação da FGV, as particulares estão "pegando as manhas" do Enem e preparando melhor os alunos. "Daqui alguns anos, quando houver mais escolas públicas em período integral, pode haver mudança."

Além da melhor escola de ensino médio privada, Minas também teve a melhor escola pública do país no exame de 2012. Trata-se do colégio de aplicação da Universidade Federal de de Viçosa (MG).

Entre as 50 escolas com melhor desempenho, só 4 são públicas, todas federais.

A escola estadual "convencional" com melhor desempenho foi a Dom Aquino Corrêa, em Mato Grosso do Sul, na 1.774ª posição --na comparação são excluídos colégios como técnicos e militares.

A melhor instituição pública paulista é a ETE São Paulo (escola técnica), na 53ª posição do país. O Estado tem 37 das 100 mais bem colocadas.

A lista nacional considera 11.239 colégios, em que ao menos 50% dos alunos do 3º ano do ensino médio fizeram a prova.

Editoria de arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: