Folha de S. Paulo


Estudantes de SP fazem hoje prova que avalia educação do Estado

Mais de dois milhões de estudantes do Estado de São Paulo realizam entre hoje e amanhã a prova do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). Participam da avaliação alunos de escolas estaduais, municipais e particulares.

A prova tem como objetivo nortear as políticas públicas de educação no Estado. Nos dois dias serão aplicadas avaliações de língua portuguesa, matemática, redação, história e geografia.

Este ano, o Saresp será aplicado de maneira inédita também aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Até então, a avaliação era voltada para os 3º, 5º, 7º, 9º anos, além da 3ª série do ensino médio.

Um dos motivos da ampliação de participação foi a nova meta de alfabetização adotada pelo Estado de São Paulo. A partir de agora, o objetivo é alfabetizar os alunos aos 7 anos de idade - mais cedo do que o estipulado no País, que define a idade certa de 8 anos

Segundo a secretaria de Educação, a prova teve a adesão de 534 prefeituras do Estado e 374 unidades das redes particular, do SESI e do Centro Paula Souza em 2013. A prova, que é realizada desde 2008 em São Paulo, já avaliou mais de 13 milhões de estudantes.


Endereço da página: