Folha de S. Paulo


Quatro novas escolas entram no top 10 do Enem em São Paulo

Dados apresentados ontem pelo Ministério da Educação mostram que a lista dos dez melhores colégios de São Paulo no Enem conta agora com quatro novos colégios: Santa Cruz, Santo Américo, Liceu Pasteur e Ítaca.

A comparação refere-se ao desempenho das escolas da edição 2011 para a de 2012 da prova que avalia os alunos formandos no ensino médio.

Alunos da rede pública e privada têm queda no desempenho na redação do Enem

O Enem é a única avaliação que engloba escolas básicas particulares e é apontado por educadores como um dos indicadores a serem analisados ao se buscar um bom colégio.

Pelos dados divulgados, o melhor colégio paulistano em 2012 foi o Vértice, que liderou até 2009 e então perdeu o posto para o Objetivo Integrado --este em 2011 foi também o melhor do país no Enem.

A unidade de elite da rede Objetivo não apareceu nos dados apresentados ontem.

Editoria de arte/Folhapress

A divulgação do Ministério da Educação foi feita por um sistema online de busca --a Folha coletou os dados das 512 escolas de São Paulo consideradas pela pasta e calculou a média das quatro provas objetivas do exame (linguagem, matemática, ciências humanas e da natureza).

O colégio Objetivo diz não saber por que sua unidade de elite ficou fora do banco de dados do ministério. Afirma também que procurou o Inep (órgão responsável pela prova) e não obteve resposta.

Segundo os critérios do ministério, só tem nota divulgada o colégio que atende a duas condições: ter, na prova, ao menos dez alunos e 50% dos seus formandos.

O Santa Maria, que apareceu em 16º no ano anterior, também não consta da lista.

A Folha não conseguiu na noite de ontem contato com o ministério para que explicasse casos específicos desses colégios que ficaram sem nota na divulgação oficial.

Duas das quatro escolas que entram no top 10 da capital em 2012 não haviam recebido avaliação no ano anterior (Santa Cruz e Santo Américo). O Liceu Pasteur estava em 21º, e o Ítaca, em 22º.

Além do Objetivo Integrado, deixaram a lista dos dez melhores Albert Sabin (agora 11º), Poliedro (16º) e ETE São Paulo (12º).

A escola técnica do governo paulista é a primeira pública a constar na lista.

A primeira pública da rede estadual "convencional" é a Fabiano Lozano, na posição 419ª, entre 512 colégios.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, ponderou que a média por instituição "mascara coisas essenciais", como condições sociais dos estudantes.

"São escolas muito diferentes: uma que está na periferia, sem as condições familiares, sem infraestrutura na casa. Quando você compara com uma escola de bairro de luxo, com todas as condições e apoio pedagógico, pode ter certeza que a média vai ser melhor na segunda escola."

Educadores afirmam que os dados do Enem são importantes no momento de se escolher uma escola, mas não devem ser o único critério.

Eles não captam, por exemplo, a existência de atividades extraclasse e o ambiente escolar. (FÁBIO TAKAHASHI, ANDRÉ MONTEIRO, SABINE RIGHETTI, FLÁVIA FOREQUE, FABRÍCIO LOBEL, GABRIELA TERENZI E INGRID FAGUNDEZ)

Editoria de arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: