Folha de S. Paulo


MEC divulga gabarito oficial do Enem deste ano

O gabarito oficial do Enem 2013 já está disponível para consulta. O MEC (Ministério da Educação) divulgou na noite desta terça-feira (29) as respostas das 180 questões objetivas das provas de sábado e domingo. O gabarito pode ser consultado no site do Inep.

O resultado de cada candidato, entretanto, está previsto apenas para janeiro.

Veja gabarito da prova amarela do 1º dia
Veja gabarito da prova amarela do 2º dia
Veja gabarito da prova azul do 1º dia
Veja gabarito da prova azul do 2º dia
Veja gabarito da prova branca do 1º dia
Veja gabarito da prova cinza do 2º dia
Veja gabarito da prova rosa do 1º dia
Veja gabarito da prova rosa do 2º dia

Ao todo, pouco mais de 5 milhões participaram do exame, já considerado o vestibular nacional. Inicialmente, foram 7,1 milhões de inscritos.

Os participantes fizeram quatro provas objetivas: ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias.

Também houve uma redação, que teve como tema "Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil".

REDAÇÃO

Neste ano, o Ministério da Educação aumentou o rigor na correção da redação. Textos com deboche receberão nota zero --a regra foi criada após divulgação de textos com trechos do hino do Palmeiras e uma receita de miojo.

Assim, terá nota zero a redação que tiver "parte de texto deliberadamente desconectado com o tema proposto", como previsto no edital do exame.

Também foi alterada a lógica para a redação seguir para um terceiro corretor. No ano passado, se houvesse uma diferença de mais de 200 pontos entre as notas de dois corretores, o texto seguia para um terceiro avaliador. Agora, a discrepância máxima será de 100 pontos.

A nota máxima da redação é 1.000. No ano passado, pouco mais de 2.000 redações receberam nota máxima. Os corretores passaram por capacitação, mas após a prova farão uma outra especificamente sobre o tema da redação deste ano.

Neste ano, o número de corretores será 50% maior em comparação ao ano passado (de 5,6 mil em 2012 para 8,4 mil em 2013).


Endereço da página:

Links no texto: