Folha de S. Paulo


Enem: 25% da prova de história trouxe questões sobre África

Cinco das 22 questões prioritariamente de história da prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) realizado hoje eram sobre história da África.

O número chamou atenção de alunos e de professores da área.

Em BH, estudantes reclamam mais do calor do que da prova do Enem
'Primeiro dia do Enem foi um êxito', afirma ministro
Manifestações ficaram fora da prova no 1º dia do Enem
Inscrito como sabatista por engano, jovem espera 6 horas pelo Enem

"Pesaram até demais a pose. Não precisava de tudo isso", analisa o professor do Objetivo Daily de Matos Oliveira.

"Isso faz parte de uma política do governo de ensinar África na sala de aula. Não há nada errado nisso, mas não precisaria cobrar tanto dos alunos", diz.

De acordo com ele, assuntos como os 60 anos da Petrobras eram esperados na prova de história. O assunto não apareceu no exame.

De resto, a prova foi característica do Enem e trouxe análise de texto, comparação de imagens e significado de imagens, diz Oliveira.

Hoje, os estudantes responderam a questões de ciências humanas e ciências da natureza. Amanhã (27), serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e matemática, além da redação, que representa 50% da nota total.

Ao todo, 7,1 milhões pessoas se inscreveram no Enem neste ano --um recorde desde o surgimento do exame, em 1998. A previsão é de que os gabaritos do exame sejam divulgados na próxima quarta-feira (30).

A prova é utilizada atualmente na seleção de todas as universidades federais, pré-requisito para o acesso a programas como Ciência sem Fronteiras, Prouni e Fies, e certifica conclusão do ensino médio.


Endereço da página:

Links no texto: