Folha de S. Paulo


Alunos da rede estadual de SP podem fazer intercâmbio na Europa e na Argentina

Estudantes da rede estadual de São Paulo que fazem cursos de idiomas nos Centros de Estudos de Línguas podem participar de intercâmbios na Inglaterra, França e Argentina.

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação, os interessados têm até sexta-feira (11) para fazer a inscrição. O processo seletivo acontece no próximo dia 20. O resultado será divulgado no dia 31. Serão oferecidas 40 vagas para a França, 60 para a Inglaterra e 256 para a Argentina. A viagem acontece no período de férias escolares de verão ou inverno.

Podem participar qualquer um dos estudantes que estão matriculados em qualquer estágio do curso de inglês ou a partir do nível II de francês ou espanhol em um dos 224 CELs do Estado.

Para se inscrever é preciso atender alguns requisitos, como apresentar frequência mínima de 75% nas aulas de idioma e ter alcançado média igual ou superior a 7 em língua inglesa, nos quatro bimestres do curso de ensino médio no ano letivo anterior ao de realização da prova.

A secretaria explica que são 22 mil alunos estudam nos centros de idiomas que oferecem cursos gratuitos de inglês, espanhol e francês. Serão oferecidas 356 vagas para cursos intensivos de 20 dias no exterior. A pasta explica que oferecerá todo o suporte aos estudantes, como emissão do passaporte e visto, transporte, alimentação, estadia e jaqueta térmica. Além das aulas, os estudantes do ensino médio farão passeios culturais sem gastar nada.

Segundo a secretaria, a ação faz parte da comemoração dos 25 anos dos Centros de Estudos de Línguas.

MATRÍCULAS ANTECIPADAS

Os alunos da rede estadual interessados em fazer um curso de idioma no próximo semestre já podem procurar o Centro de Estudos de Línguas mais próximo. As aulas começam em fevereiro. Ao todo, são seis módulos semestrais e, após o término, o participante recebe o certificado de conclusão.

As matrículas para os cursos podem ser feitas nas secretarias das escolas estaduais que contam com uma unidade do CEL.

Podem se inscrever estudantes da rede estadual de ensino fundamental e médio e para o cadastro, os interessados, ou seus responsáveis, no caso de alunos menores de idade, devem comparecer às unidades que oferecem os cursos, portando cópia do RG e declaração de matrícula da escola de origem.


Endereço da página: