Folha de S. Paulo


Após queda em ranking, USP afirma que está fazendo investimentos

Após o ranking universitário THE (Times Higher Education) apontar uma quede de ao menos 68 posições na colocação da USP, a universidade afirmou, na noite desta quarta-feira, que tem feito investimentos importantes nos últimos três anos e meio.

Ela destacou a criação do programa "USP Internacional", que objetiva fortalecer a presença da universidade no exterior. A internacionalização é apontada por especialistas como uma das mudanças que podem melhorar os resultados da instituição.

USP despenca no principal ranking universitário da atualidade
Abecedário: Por que brasileiras vão tão mal nos rankings internacionais?

Segundo a USP, o programa passa por quatro pontos: implementação de parcerias; expansão de iniciativas em curso; implantação e gerenciamento de quatro núcleos internacionais (em São Paulo, Boston, Londres e Singapura); e o estabelecimento de um novo Programa de Internacionalização para os próximos anos.

"Também foi criado o programa de bolsas de intercâmbio internacional para alunos de graduação, no qual mais de 2.000 alunos já tiveram ou estão tendo a oportunidade de desenvolver atividades em instituições estrangeiras", destaca a nota divulgada pela USP.

RANKINGS

A USP aponta ainda que apesar da queda no ranking da THE, a universidade obteve posições de destaque em outras listas internacionais que a colocaram mantendo posições anteriores ou melhorando no ranking. "Isso representa a diversidade dos critérios adotados pelos rankings", diz a USP.

A universidade aponta ainda que difere de outras instituições de pontas em seu tempo de existência (sendo muito mais nova) e em tamanho (sendo muito maior) e destaca que o idioma usado no Brasil não é internacional e que o país não está localizado no chamado "centro do mundo".

"Tais características, menos positivas, serão decisivas, em médio prazo, para a classificação da universidade nos rankings internacionais e, dessa forma, suscitarão esforços cada vez mais pesados para que a USP se mantenha em boas posições", destaca.

DESPENCOU

A USP perdeu pelo menos 68 casas no ranking universitário THE, a principal listagem de universidades da atualidade. A universidade --única do Brasil que figurava entre as 200 melhores do mundo-- passou de 158º lugar em 2012 para o grupo de 226º a 250º lugar.

A posição específica no ranking não é informada pelo THE, que, a partir do 200º lugar, divulga os resultados em grupos de universidades. A Unicamp também caiu e passou de 251º a 275º lugar (em 2012) para 301º a 350º lugar.

Os Estados Unidos continuam dominando o ranking. A melhor universidade do mundo, Caltech, é norte-americana. Além disso, 77 das 200 melhores do mundo estão em solo dos EUA.

O editor do THE, Phil Baty, classificou o resultado como "negativo para o Brasil".

"Um país com seu tamanho e poder econômico precisa de universidades competitivas internacionalmente", disse. "É um golpe sério perder a única universidade que estava entre as 200 melhores."


Endereço da página:

Links no texto: