Folha de S. Paulo


Escola de idiomas Cultura Inglesa cria curso de graduação em SP

A Cultura Inglesa de São Paulo, que oferece cursos de inglês há mais de 75 anos, agora terá uma faculdade voltada à língua inglesa.

O novo curso de licenciatura em letras, com habilitação em inglês, terá quatro anos de duração --como as licenciaturas tradicionais.

A diferença está no formato. De acordo com Lizika Goldchleger, gerente-executiva da nova Faculdade Cultura Inglesa, o curso terá foco no "aprendizado prático".

Cerca de 25% da carga horária da graduação, por exemplo, está voltada ao chamado "desenvolvimento do uso de inglês" --disciplina presente em todos os semestres.

"Os alunos sairão do curso falando inglês e com capacidade de dar aulas em inglês", explica Goldchleger.

O curso --o primeiro feito por uma escola de inglês em São Paulo aprovado pelo MEC-- vai funcionar em Higienópolis, área nobre da cidade. As mensalidades sairão por R$ 980, mas "haverá bolsas", diz Goldchleger.

Para entrar, o nível de inglês exigido é o mesmo dos outros cursos de graduação em letras, ou seja, o exigido no ensino médio.

Para sair, é preciso ter nível C1 de inglês de acordo com a classificação europeia (ou seja: fluência no idioma).
Outra diferença é que os alunos poderão fazer parte do estágio obrigatório por lei nos cursos de licenciatura na própria Cultura Inglesa.

"Isso será bom para nós e para os alunos", diz.

A proposta central, de acordo com a gerente, é formar professores para a educação básica. A ideia é contribuir para suprir a carência de docentes no país --o MEC estima a falta de cerca de 170 mil professores de várias áreas para ocupar vagas em escolas públicas.

Os interessados podem se inscrever para o vestibular 2014 a partir de hoje pelo www.faculdadeculturainglesa.com.br. As provas serão no dia 17 de dezembro.


Endereço da página:

Links no texto: