Folha de S. Paulo


Afinidade com a linha pedagógica é critério central para escolha da escola

Na visita a uma escola, além de conhecer a infraestrutura, os pais precisam verificar se a instituição está alinhada aos princípios e às expectativas da família.

Um caminho é descobrir qual é o modelo de ensino adotado pela escola --que indica qual é o conceito de aprendizagem e como o aluno é entendido no processo.

Nesta página, são apresentados alguns desses modelos e dicas para avaliar se estão de acordo com o que se busca para a criança.

Vale lembrar que, na prática, é possível encontrar mais de um princípio em uma mesma escola --nesses casos, é importante ficar atento ao modelo que prevalece.

"É preciso que os pais tenham muito claro o que esperam da escola na hora da escolha", orienta a pedagoga Sueli Pecci.

EMPIRISTA/TRADICIONAL

É o modelo educacional mais conhecido. O aprendizado acontece de fora para dentro, com o aluno recebendo do professor o conteúdo sistematizado pela escola.

As aulas são controladas e os conteúdos são divididos em blocos, que vão do mais fácil para o mais difícil. É comum o uso de apostilas. As avaliações ocorrem principalmente por meio de provas.

Como identificar:
Prevalece a aula expositiva, que acontece em salas silenciosas com os alunos sob controle do professor

Com quem combina:
Pais que valorizam bom comportamento e se preocupam com o conteúdo

DEMOCRÁTICA

Os alunos podem decidir o que e como querem aprender. Em assembleias, estudantes, professores, funcionários e pais definem as regras e a organização do cotidiano escolar.

A relação com o conhecimento e seus conteúdos se dá por meio de projetos e em grupos de pesquisa, o que visa estimular a vontade de aprender. Não há provas, mas autoavaliações. individuais

Como identificar:
Os alunos são livres para escolher suas atividades. Escolas costumam ter amplos espaços de convivência.

Com quem combina:
Pais que querem criar seus filhos em liberdade e valorizam a espontaneidade.

SOCIOCONSTRUTIVISTA

Valoriza a relação da criança com os outros e com o mundo. Entende que a criança aprende com a realidade a sua volta.

O papel da escola é proporcionar experiências para que o aluno construa seu conhecimento, criando hipóteses e problematizando o mundo em conjunto com professores e colegas.

A avaliação acontece por meio da reflexão do aluno sobre seu aprendizado

Como identificar:
O conteúdo não é fragmentado e projetos interdisciplinares são desenvolvidos em conjunto.

Com quem combina:
Pais que buscam parceria com a escola e o contato da criança com o diferente.

MONTESSORIANA

Método criado pela italiana Maria Montessori (1870-1952). Prioriza a independência do aluno e estimula a experiência concreta. As salas de aula contam com materiais específicos à disposição de estudantes e professores.

Geralmente, os alunos são divididos em ciclos de três anos. As avaliações priorizam a observação e são feitas por meio de fichas pedagógicas.

Como identificar:
As salas de aula facilitam a movimentação e o trabalho dos alunos. Professores devem ter formação específica.

Com quem combina:
Pais que se preocupam com a organização e com as relações da criança.

WALDORF

Concepção desenvolvida pelo austríaco Rudolf Steiner (1861-1925). Preocupa-se com o desenvolvimento físico, social, emocional e intelectual do aluno, e adequa o conteúdo ao tempo natural do estudante.

Tem forte relação com as artes --há um programa de atividades artísticas, artesanais e de música. As avaliações são constantes, e não há reprovação.

Como identificar:
Currículo extenso inclui atividades lúdicas; há um professor de classe, que ensina a turma por sete anos.

Com quem combina:
Pais que buscam educação integral. Passam por leituras e entrevistas para matrícula.


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