Conhecer o espaço da escola é o primeiro caminho para descobrir se a proposta pedagógica é concretizada.
Na educação infantil, que envolve creches e pré-escolas, a estrutura física deve possibilitar a movimentação e a independência dos pequenos.
Além da existência de espaços amplos, é importante verificar se os materiais são acessíveis e adequados para a idade da criança.
Áreas verdes e "cantinhos" para atividades específicas, como descanso, leitura e artes, estimulam a capacidade de exploração e de escolha.
Questões de segurança e acessibilidade também devem ser observadas, como a proteção de janelas e sacadas e a quantidade de escadas.
A formação e o número de profissionais são pontos que demandam atenção especial. Veja outros deles a seguir.
Carolina Daffara/Editpria de Arte/Folhapress | ||
O QUE PERGUNTAR NA VISITA
- Qual é o projeto pedagógico?
- Quais são as atividades desenvolvidas pela criança?
- O espaço físico é condizente com a proposta?
- Qual é a formação dos professores?*
- Quem acompanha as crianças?
- Como é a comunicação entre a família e a escola?
- Como é feita a adaptação do aluno?
TAMANHO DOS GRUPOS
Proporção recomendável de alunos por professor:
Até 2 anos: 1 professor para 6 a 8 bebês;
3 anos: 1 professor para cada 15 crianças;
De 4 a 6 anos: 1 professor para cada 20 crianças
* É recomendável ter nível superior em pedagogia, mas a lei permite a atuação de profissionais com apenas o magistério (nível médio) até o quinto ano do ensino fundamental; o auxiliar não precisa ter formação na área.