Folha de S. Paulo


MEC divulga guia de redação do Enem 2013 com erro de português

O MEC (Ministério da Educação) divulgou hoje mais detalhes sobre os critérios de correção da redação e exemplos de bons textos em edições passadas da prova do Enem. O Guia do Participante, no entanto, traz um texto, que obteve nota máxima, com a palavra "espanhóis" sem acento num determinado trecho.

Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o exemplo com um erro de acentuação foi proposital, para mostrar que casos excepcionais podem não ser punidos. Edital do Enem deste ano prevê que "desvios gramaticais (...) serão aceitos como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência".

Está pronto para o Enem? Faça o simulado da Folha

Divulgação

Nesse texto, citado no guia, a palavra aparece três vezes e em apenas uma o acento é esquecido. "O entendimento dos especialistas é que isso mostra o completo domínio da norma culta. Você tem uma pessoa sob pressão [fazendo a prova]", disse Luiz Claudio Costa, presidente do Inep, órgão do MEC responsável pelo exame.

Mercadante destacou que neste ano foi ampliado o número de corretores das redações - ao todo serão 9.500. "Ampliamos para ter capacidade operacional e conseguir cumprir os prazos", disse.

O manual pode ser acessado nos endereços http://enem.inep.gov.br e http://portal.inep.gov.br/web/enem/enem.

O material esclarece, por exemplo, dúvidas recorrentes dos estudantes (número mínimo de linhas, obrigatoriedade ou não do título, uso do novo acordo ortográfico), detalha as cinco competências avaliadas e traz exemplos de redação com nota máxima na edição do ano passado. "É para ele saber o padrão que se espera de uma excelente redação", disse o ministro Aloizio Mercadante em coletiva de imprensa.

O guia lembra ainda que terá nota zero o candidato que incluir trechos indevidos na prova de redação - medida tomada após divulgação de redações que incluíram receita de miojo e trecho de hino de futebol.

O guia de redação do Enem 2013 estará disponível apenas na internet. O MEC afirma que entrou com contato com secretarias estaduais e municipais para divulgar o conteúdo. No ano passado, 1,6 milhão de exemplares foram distribuídos para alunos da rede pública e outros 100 mil para professores.

GESTANTES

Mercadante lembrou ainda de casos especiais que são alvo de atenção da pasta, como candidatos com deficiência ou grávidas. Na edição deste ano, 3.108 candidatas gestantes estão inscritas no Enem. Dessas, 517 têm nascimento do bebê previsto para o período próximo à data do exame, agendado para 26 e 27 de outubro.

"Nesses casos, se precisar, vamos recorrer ao Mais Médicos também", brincou Mercadante em referência a programa que prevê maior presença de profissionais em cidades do interior e periferias de grandes capitais.


Endereço da página:

Links no texto: