Folha de S. Paulo


MEC suspende vestibular de duas universidades do Rio de Janeiro

Foi suspenso o ingresso de novos estudantes de graduação e pós-graduação na Universidade Gama Filho e no UniverCidade (Centro Universitário da Cidade), ambas no Rio de Janeiro.

Em uma decisão provisória, publicada nesta sexta-feira (2) no "Diário Oficial" da União, o Ministério da Educação suspendeu os processos seletivos das instituições, ambas do grupo Galileo. O motivo seria o não cumprimento de acordo para pagamento de salários atrasados de professores e funcionários das instituições. De acordo com dados do último Censo, de 2011, as duas instituições reúnem 35.846 alunos.

"A presente medida cautelar (...) deverá vigorar até que se comprove, por meio de documentos hábeis, a retomada de ajustes financeiros trabalhistas firmados, bem como a apresentação de garantias idôneas de disponibilidade financeira da entidade mantenedora, suficiente para cumprimento dos compromissos acordados com o corpo docente e administrativo das entidades mantidas", afirma trecho de despacho assinado pelo secretário Jorge Messias (Regulação e supervisão).

Segundo Magna Corrêa de Lima Duarte, vice-presidente da Associação Docente da Cidade (ADOCI), que reúne professores da UniverCidade, desde 2011 os atrasos salariais são constantes na instituição. "Ainda não pagaram o 13º salário de 2012 e também não depositam FGTS. Eles também não cumprem os compromissos com prestadores de serviços e por conta disso, as unidades estão sem segurança particular e, com frequência, a conexão com a internet é suspensa por atrasos no pagamento", disse.

Manoel Messias Peixinho, reitor da UniverCidade, disse que algumas exigências estabelecidas pelo MEC, relacionadas ao saneamento financeiro das duas instituições, foram encaminhadas ao (grupo) Galileo, que pretende sanar essas pendências nos próximos dias.

"A medida de suspensão é uma coisa normal. Assim que a proposta de reequilíbrio financeiro for apresentada, o MEC vai autorizar a realização do vestibular. A nossa expectativa é conseguir reverter esse quadro já na próxima semana", afirmou.

Procurada pela Folha, a direção do grupo Galileo não se manifestou até o fechamento desta edição. Em nota aos estudantes na internet, o grupo Galileo informou que o vestibular do próximo dia 4 de agosto não será realizado e "uma nova data será anunciada".


Endereço da página: